12 de novembro de 2006

Ser Jesuíta


O que é ser Jesuíta?
Reconhecer que se é pecador e, no entanto, se é chamado a ser companheiro de Jesus, como foi Inácio. (Cong. Geral 32, Dec. 2, 1).

A resposta a esta questão fala muito da nossa experiência pessoal, neste caso da minha, como Jesuíta e deve ir sempre ao encontro da relação com a pessoa de Jesus.
Acredito que ser Jesuíta é bem mais do que um passo dado no sentido de me inserir dentro da Companhia de Jesus. É bem mais do que um s.j. depois do nome. É ainda mais do que dizer aos outros, com orgulho e satisfação, que gosto de ser Jesuíta.
Ser Jesuíta é uma luta diária, um desafio constante entre o eu que vive a tentar impor-se dentro de mim e o Jesus que todos os dias nasce e me interpela a ser diferente, a ser mais como Ele foi, como Ele é...
Confesso que às vezes não sou Jesuíta ou não sei ser Jesuíta, não sou digno de me dizer companheiro desse Jesus. É preciso saber sê-lo, querer sê-lo todos os dias.

Bem, tudo isto só para informar que os "bloguistas" que vão escrever nesta página fazem parte do grupo dos s.j., membros de uma comunidade que leva o nome de outro grande s.j. - Pedro Arrupe- e que pretende, como o quereria qualquer s.j., fazer também dos outros companheiros de Jesus.