19 de fevereiro de 2007

Entrega(s)...



Estivemos de retiro... Renovámos os Votos!

Para mim, com muita serenidade e sem grande arrebatamentos espirituais, foi um tempo para consolidar esta vontade em seguir Cristo como Jesuíta. Durante estes dias passaram-me muitas coisas pela cabeça... O resultado do referendo... Os estudos... O futuro... A Igreja... Alguns Sonhos!

Uma parte da nossa sociedade está-se a borrifar para o que a Igreja pensa ou deixa de pensar. Isso dá-me volta ao interior. Quando a indiferença (e não a Inaciana) se instala, é sinal para olharmos à nossa volta e perceber o porquê dessa indiferença. O Vaticano II diz-nos para irmos às origens do Cristianismo. A Origem é a Encarnação numa sociedade concreta, onde Cristo se dá a todos os que se aproximam. Não impõe, não acusa, não julga, apenas mostra um caminho para a humanidade chegar à divindade. Quando os discípulos de João Baptista vão ter com Jesus e lhe perguntam onde moras?, têm como resposta: Vinde ver!. Com o que são e têm! E eles vão... E nós? Não vamos?

Penso que está na altura de vermos onde é que Jesus está a morar nos dias de hoje. E tal passa por escutar as pessoas sem preconceitos, simplesmente escutá-las... O que é que significam frases como: "rezo, tenho a minha fé, mas não vou à Missa", "acredito que há algo mais, mas não acredito na Igreja", "sinto-me condenado(a) pela igreja", etc.? É verdade que muitas pessoas desconhecem que cerca de 70% da acção sócio-caritativa no nosso país é feita por nós, Igreja, que a Igreja não é o padre que só pede dinheiro para a paróquia, que a Igreja não é o cumprir rituais para se alcançar um estado de pureza... Há muito mais e é esse muito mais que tem de ser dado!

E para dar temos de escutar! Temos de acolher! Temos de ver a morada de Jesus, através da nossa entrega diária às pessoas que nos rodeiam...

Estivemos de retiro, renovámos os Votos!

4 comentários:

Maria Alarcão disse...

Paulo, olá! Nao sei se te lembras de mim (irma do Nuno!) mas só queria deixar um beijinho e fiquei muito contente pela vossa renovaçao! Rezei e rezo por vocês! Manda um beijinho ao Sérgio!
Um grande beijinho,
Maria

paulo,sj disse...

Olá Maria!!! Claro que me lembro de ti... Muito Obrigado pelas tua orações! Vai aparecendo!
Deixo-te o meu beijinho!

Anónimo disse...

"Alegro-me com a renovação..."
Paulo,
Quero apenas deixar-te um profundo abraço que transmita a minha alegria por te ter encontrado na estrada da vida. Saber que renovas os votos, que renovas o coração para este CRISTO sempre novo é sinal de que DEUS continua a habitar no coração dos Homens. É sinal que ao contrário do que muitos apontam Cristo continua a renovar-se e a gerar novidade dentro do coração de cada um de nós. Na fertilidade acolhedora do teu imenso coração sei que Deus existe e se renova. Sei que essa renovação nos contamina com os teus gestos e orações.
Renova-te agora, hoje e a cada momento para que com o coração vigilante saibas reconhecer o CRISTO que poderá habitar em cada um daqueles que se cruzam no teu caminho.
Na trama dos percursos ELE esconde-se para que o possamos procurar. Mostra-se escondido para que não temamos procurá-l'O no mais misteiroso cantinho.

Mostraste-me que na genuinidade de cada um de nós se expande um templo que anseia ser habitado pelo PAI. Ensinaste-me que eu mesmo posso estar mais perto d'Ele desde que o receba.

Por acreditar nisto, repito: Renova-te! O mundo precisa de ti, porque o mundo precisa do testemunho de que ELE VERDADEIRAMENTE EXISTE!

Miguel Penteado

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,