28 de março de 2007

Amor x Dependência Afectiva

Muitas vezes na nossa vida usamos a palavra amor, outras vezes até somo capazes de dizer: "Amo-te!". Se há alguém com quem gosto de estar, uma pessoa que me fascina, significa que estou a ama-la? Se até já comecei a namorar e não consigo passar um dia inteiro sem ver aquela pessoa, se sinto que quando está longe a vida perde o sentido, estarei eu a amar?
Hoje em dia conhecemos pessoas tristes, sem vontade de viver, em salas de espera de psicólogos precisamente porque não conseguem superar o final de um namoro, uma morte, a perda do emprego... Imaginem uma ponte que assenta apenas num pilar. Quando o pilar vacila ou cai toda a ponte se ressente. Se coloco todo o meu apoio em algo ou alguém arrisco-me a desabar.
Ora, se digo que amo alguém mas na realidade me fecho à relação com as pessoas que me rodeiam e só estou feliz quando tenho aquela pessoa ao pé de mim, então devo repensar o meu conceito de amor. Estou a viver uma dependência afectiva. Perdi a liberdade, vivo só para aquele encontro.
É por isso que é bom ter um pilar firme a suportar-nos como é Jesus, alguém que amou, foi próximo dos outros e nunca perdeu a liberdade.

Amar é ser capaz de dar sem querer nada em troca. É não olhar para as minhas perdas só porque o outro fica a ganhar. É gostar muito de estar com alguém mas não depender disso para ser feliz.



8 comentários:

KA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KA disse...

Que texto giro e bem escrito!

Embora sempre tenha tido a noção que a vida de uma pessoa não deve assentar na dependência de outra pessoa, nunca tinha pensado nas coisas sob este ponto de vista.

É por isso que gosto de vir aqui: vocês conseguem descomplicar e fazer uma leitura simples das coisas complicadas.

vivercomalma disse...

do outro lado do mundo estas palavras vão fazendo cada vez mais sentido... obrigado pela partilha
um abraço,
luisa

Simão disse...

Eu até acho que a vida a dois não se deve fundir numa só vida e manter-se como a parte comum de duas vidas, para que as bases sejam mais fortes. Quanto mais não seja para que a vida de cada um possa trazer novidades e "ar fresco" à vida dos dois.

Mesmo quando a proximidade a Jesus parece mais esbatida... os amigos e a família estão lá para "segurar" a nossa vida, por vezes como espelho de Jesus. Não?

Bom post!=)

MissGarfield disse...

A ponte não se segura só com um pilar a não ser que o pilar seja Deus! porque esse é o pilar dos pilares..o pilar que não falha... aquele que não cai...

O ser humano por vezes tenta preencher o espaço que só pode ser de Deus com o amor humano... mas é somente quando a nossa relação com Deus atinge a maturidade, quando aprendemos a ser felizes unicamente com o amor d'Ele, que estamos prontos para ter alguém na nossa vida, um companheiro, e assim amá-lo de forma completa.

b.m. disse...

Tem certeza? Não colocar os links aqui, o que seria propaganda, mas escrevi pelos menos dois posts falando que amor, amor mesmo, só sobrevive nesse seu mundo próprio - escrevi assim: "a intimidade destrói o amor". As pessoas que se amam se fecham. Talvez o mundo nunca tenha sido aquela diversão. Talvez realmente seja melhor viver só a dois. Gosto da metáfora que alguém fez: amor é que nem criança recém-nascida. Deve ficar sozinha a todo cuidado, até que cresça e possa encontrar os outros.
---
A propósito: Jesus perdeu a liberdade. Amou com tanta intensidade e sem nenhuma restrições que se deixou (pois sabia quando, como e quem) por numa cruz, para morrer com os pés pregados. Vocês, cristãos, distorcem o que querem - ele não disse: ame, mas ame devagar, não vá amar demais. Ele disse...ah, você sabe o que ele disse.

Anaipa disse...

Até as pontes suspensas tem mais do que um pilar, e há que distribuir o peso da sustentação. Faz sentido. Mas não serão os homens pendulos em vezes de pilares?

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,