11 de abril de 2007

Já sabem das novidades?


Um homem com uma cruz, outro com a água benta, outro com um saquinho para ofertas, uma série de crianças com sinos e um padre. Todos percorrendo a pé a paróquia inteira, visitando todas as casas, estando com todas as pessoas, desde o amanhecer até ao anoitecer. É assim a Visita Pascal aqui no Norte (digo “no Norte” porque lá, no meu Sul, não há esta tradição do chamado “Compasso”).

Este ano, em Fiscal (a doze quilómetros a norte de Braga), voltei a recorrer à bem sucedida técnica que tinha usado no ano passado. Qual é a técnica? Entro nas casas com um sonoro Bom Dia / Boa Tarde para captar a atenção das pessoas (muitas vezes as casas estão cheias); depois pergunto com tom de quem pergunta algo que toda a gente sabe: “Então!... já sabem das novidades?!”. As pessoas, habituadas à rotineira bênção anual, ficam aturdidas com semelhante interpelação. Às vezes acrescento: "Não me digam que ninguém vos disse nada!...". Imagino-as desorientadas a dar voltas à cabeça. Deixo passar escassos segundos de um silêncio custoso… até que respondo, com toda a naturalidade: “Jesus ressuscitou!”. Então as pessoas reagem muito positivamente, umas rindo, outras suspirando de satisfação e contentamento. Isto em cada casa, sempre como se fosse a primeira.

Ao longo do dia já “as novidades” se tinham espalhado pela freguesia e as próprias pessoas já brincavam comigo.

No fim do dia, já à noite, uma pequenita veio-me dizer que queria saber qual era a novidade. Não tinha percebido. Eu agachei-me, para estar à altura dela, e disse-lhe: “a novidade é que Jesus está vivo!… e isso faz toda a diferença”. E deixei-a. Ela deve ter ficado a digerir a novidade porque passados uns minutos voltei a cruzar-me com ela, veio ter comigo e disse-me simplesmente: “Obrigado pela novidade”. Por dentro fiquei derretido.

À noite voltei para casa contente. Porque, para além dos milhares de beijos que a cruz recebeu, para além da banda e das centenas de petardos e foguetes, para além da famosa (e bem bonita) passagem de barco no Rio Homem, para além das mesas a transbordar de comida, acho que ficou ali semeada uma novidade que pode, essa sim, mudar radicalmente a vida das pessoas.

9 comentários:

ERute disse...

João lembro-me de há alguns anos teres-me feito a mesma pergunta a mim... mas imagino a curiosidade das pessoas dessa terra.

Também eu irei tentar dar essa novidade!


P.S. - Só te vou pedir que coloques a letra maior quando aqui escrevas, porque fico aflita a ler!

J disse...

João,

Adorei a maneira como espalhas esta novidade! Tão original e verdadeira. Obrigado pela partilha.

Um grande beijinho em Cristo

Diogo Alvim disse...

Uma verdade dessas vale bem a pena ser espalhada com boa disposião e alegria!

KA disse...

Delicioso este texto João!

Boa semana :)

Maggie disse...

Não há coincidiências...e hoje já me cruzei duas vezes com os companheiros de Jesus. Alguém do méxico me recordou os ensinamentos de Santo Inácio e, aqui bem perto, alguém me relembrou, com a alegria própria dos que são de Cristo, que Cristo está vivo. Vivo por nós e para nós.
Obrigada!

Marco disse...

João, provavelmente não estás a ver quem eu sou, mas conhecemo-nos nos tempos do teu noviciado em Coimbra. Eu era animador do CUMN. Gostei imenso da forma como espalhaste a famosa notícia, que infelizmente, muitas vezes tão despercebida passa no coração das pessoas. Provavelmente terás ido a casa de um tio meu, que também mora no Fiscal. Quando estiver com ele, estou curioso de lhe perguntar como foi a visita Pascal.

Um abraço e boa continuação.

João Delicado, sj disse...

Rute: fiz-te a pergunta? Nos Convívios em Vila Viçosa? No grupo de jovens de Reguengos? Ou em Coimbra? Não me lembro... e, na altura, dei-te a resposta? He, he... Quanto ao tamanho da letra: de futuro terei mais cuidado.

Marco: sim! Claro que me lembro de ti! Fazias parte de uma grande equipa de quem guardo óptimas recordações. Quanto ao teu Tio: também tenho curiosidade em saber como é que alguém do "outro lado" recebeu a notícia.

Em geral: tenho ficado surpreendido com a quantidade de pessoas que passa por este lugar de partilha de vida da nossa comunidade. Que continue a ser lugar de consolação para quem nos vai visitando.
Obrigado pelos vossos comentários.

ERute disse...

João, só hoje vi a resposta a este meu comentário, mas já tinha reparado que tinhas tomado em atenção ao meu pedido da letra.

Quanto ao sitio onde me questionaste, não me consigo recordar... O Senhor já me deu o privilégio de me cruzar algumas vezes contigo, em sitios diferentes e em circunstâncias diferentes, mas esses encontros são sempre de crescimento para mim.

Obrigado por permitires fazer parte da tua vida.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,