18 de maio de 2007

Ganzas e Homilias

5ªfeira, uma e meia da manhã. Gatódromo. Uma massa imensa de malta jovem. À nossa volta um constante rodopio de pessoas que passam para a frente, para o lado, meios encontrões, mãos levantadas ao alto com copos de cerveja. Enquanto o palco está a ser preparado para o concerto dos Xutos nós conversamos. “Tenho o sonho de um dia poder falar para uma multidão como esta”, confessa o José Luís. “E o nervosismo de falar a tanta gente?” contrapõe a Teresinha. “Não sei porquê, tenho um dispositivo natural que me faz abstrair de quem tenho à frente. Já tive algumas oportunidades de falar com um monte de gente à frente e não morri de susto. Acho que desligo do que as pessoas possam pensar”, respondo eu. “Devemos ser as únicas pessoas aqui que se lembram de falar de homilias!”, comenta a Joaninha com um sorriso. No meio disto, passam dois rapazes. Um tem umas olheiras bem marcadas e um olhar vagueante. O outro, menos alterado, pergunta-nos: “Têm ganzas?”. “Ã?!”. “Se têm ganzas?!”, repete ele. O José Luís e eu entreolhamo-nos. Encolhemos os ombros em sinal de negação. Eles afastam-se continuando a sua busca.

Os Xutos começam o concerto a abrir. Sempre a rasgar. Aproveito o ritmo para libertar energias. Lá para meio penso: “Será que aqueles dois sempre conseguiram as ganzas?”. Olho para o lado: o José Luís reza no meio daquela barulheira. A multidão canta em coro os clássicos. Tudo está ali numa imensa catarse comunitária. “Precisamos de momentos destes”, penso eu para os meus botões: “Porque não viver isto dentro da Igreja?”. Mais lá para o fim, a Luisinha vem ter connosco. Esteve o tempo todo a servir na barraquinha da Psicologia. Este contraste impressionante faz-me confrontar com os meus preconceitos: uma rapariga que mais católica não podia ser, ali no meio da confusão, a servir ao balcão. “Já não sou capaz de dar bebidas aos que aparecem já bêbedos”, confessa ela.

De volta para casa, o silêncio da madrugada pergunta-me: “porque é que Deus não há-de ter a ver com tudo isto?”.

8 comentários:

ERute disse...

Eu acho que Deus tem tudo a ver com tudo... e nesses sitios é engraçado quando nós conseguimos encontrá-Lo e/ou reflectir nalguma situação.

Tilleul disse...

Gosto muito de ler este blog, porque muitas vezes dão eco às minhas próprias preocupações e perguntas.

Em relação à pergunta “Porque não viver isto dentro da Igreja?”, eu também fazia esta pergunta demasiadas vezes em Portugal. Desde que comecei a viver na Polónia dei-me conta que é possível.

http://www.youtube.com/watch?v=HK-AEAsTbT8

Este link do Youtube é para uma festa na vépera do Pentecostes em Lednica, uma terrinha no meio do nada que uma vez por ano reune milhares de jovens católicos num encontro que se chama Lednica 2000 e já vai pelo menos na sua décima edição.

Comentários para quê, há imagens que valem mil palavras.

Este festival/encontro de jovens é organizado pelos Dominicanos. Se acaso os Jesuítas portugueses estejam interessados em começar algo do estilo, acho que o sucesso seria imediato!

Em comunhão

João Delicado, sj disse...

Tilleul:
é isso mesmo! Já estive a ver o vídeo: é pena que o meu polaco esteja um bocadinho enferrujado e não tenha percebido o que diz o refrão ;) mas é aquilo mesmo!
Ver jovens a divertir-se, a gozar o estarem juntos, em Igreja, com religiosas lá pelo meio também a dançar (why not?). Curiosamente não se vê o palco... não se vê quem dirige aquelas pessoas. É que o vídeo mostra o mais importante que é o facto de os grandes protagonistas serem as pessoas anónimas que, ali, deixam de o ser para fazer parte de uma irmandade em festa.
Obrigado por partilhares esta experiência!

PS1 - Espanto meu: Como é que este Blog chegou à Polónia?!
PS2 - Já agora: Polónia diz-me qualquer coisa... É que, este Verão, vou passar um mês por aí, num encontro europeu de jesuítas (em Cracóvia).

Tilleul disse...

Caro João,

O refrão diz "Nie lekajcie sie! Otworz te drzwi christosowi" que em Português é "Não tenhais medo, abri esta porta a Cristo!"

Só por curiosidade, fica aqui o site oficial, http://www.lednica2000.pl/, em que se pode ouvir o hino oficial deste ano e ver um bocadinho do palco. É realmente uma coisa à maneira!

Mas sim, o maior espetáculo está na vivência das pessoas. Ainda não é este ano que vou estar mas a minha mulher já esteve por várias vezes e diz que é imperdível.

Já estava a imaginar, os Jesuitas a organizarem algo do estilo no Soutelo.

Já que vais esta na Polónia in loco, vais ter oportunidade de ver a combinação entre tradição e juventudo. O resultado é realmente a confirmação de que da Polónia pode vir a inspiração para o reanimar da Igreja, e eu vivi 2 anos em Taizé, por isso acho que mais ou menos consigo ter uma visão de Igreja bastante heterodoxa.

Resposta ao P.S.1- A blogosfera católica em português é muito pequenina e de qualidade, é ainda mais reduzida, o que faz que se encontre os bons blogs com relativa facilidade.

Resposta ao P.S.2- Eu moro perto de Varsóvia, mas um português em trânsito tem sempre direito a convite para um café e dois dedos de conversa. Fica o convite!

Em comunhão

Anónimo disse...

Hum...fazer uma espécia de Lednica 2000 em Portugal? Devia ser brutal :)

Anónimo disse...

Amigo fala de amigo e acabamos por encontrar amigos assim..
O dia foi giro...
..o início da noite já não teve assim tanta graça, o que, apesar de ter gostado de te encontrar por estes lados, me faz deixar apenas um beijo. Milé

João Delicado, sj disse...

Tilleul: obrigado pelo convite para o café! O meu problema é que estarei de passagem por Varsóvia (aeroporto) por duas vezes e das duas será para fazer uma escala de hora e meia... o que me parece um bocado apertado, não? De resto passarei metade do tempo em Cracóvia e outra metade em Gdynia...

Milé: que surpresa! Sabes? Também já tenho ouvido falar de ti, assim esporadicamente, por pessoas que conheço que te conhecem...
É bom saber que andas por aí!
Bjos. João.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,