2 de maio de 2007

Peregrinação dos Centros - Algumas “fotos"

1ª Foto. 140 peregrinos estrada fora. Todos de mochila às costas. Em fila indiana. A subir uma colina. Em silêncio. A rezar.

2ª Foto. Chegamos ao fim do primeiro dia à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Jogo de futebol: Lisboa contra o resto do mundo. Uns vinte contra outros vinte. Uma confusão. Só rapazes, claro. Eu não quero arriscar por causa do meu pé mas de cada vez que a bola vem para fora do campo não resisto a dar-lhe um chuto. Mesmo com o pé magoado. É mais forte do que eu.

3ª Foto. Refeitório da Escola. Hora de jantar. Um barulho ensurdecedor preenche o espaço. Panelas, tachos, tupperwares, talheres, mãos, mesas, tudo serve de instrumento de percussão para entrar no ritmo da intensa catarse comunitária.

4ª Foto. Mais um momento de oração. Meto o piloto automático na velocidade very-very slow. Gozo o prazer de andar sem pressas. Não há tempo. É ser, estar, permanecer, contemplar.

5ª Foto. A meio do caminho começo a contar: um jesuíta, dois jesuítas, três jesuítas… e dava até para adormecer a contar jesuítas porque eram vinte e três jesuítas! Cinco padres, oito juniores-filósofos, oito noviços e dois companheiros brasileiros. Não chegámos a fazê-lo mas podíamos ter tirado uma bela foto de família.

6ª foto. Chegada ao Santuário de Nª.Sª. da Abadia. Missa. Os senhores padres partilham palavras de sabedoria. E de humor. Relembro os tempos em que, jovem universitário, fascinado, andava pelo CUPAV. Porque não ser jesuíta?

7ª Foto. No autocarro, de regresso a Braga, fecho os olhos por momentos. Mais do que memória das belas paisagens guardo as paisagens interiores que me percorreram o coração e, principalmente, aquelas que percorri com alguém ao meu lado. Por isso, faço uma montagem interior com algumas caras. Cada uma representando uma boa conversa. Não consigo deixar de sorrir.

E tu? Tens "fotos" para partilhar?

4 comentários:

Tiago Madeira disse...

8ª Foto - Caminhava com um sorriso sem saber bem porquê, mal sabia que me estava a Apaixonar! Deixava-me levar, ao sabor da brisa fresca da montanha, esquecendo o peso da mochila, as pedras nos pés e não parava de sentir uma alegria enorme por poder caminhar tão presente.
Veio um abraço, e outro, uma palavra de conforto. Outro sorriso, outro abraço, e não em cansava de caminhar.
Deixei fazer, sem medos de solidão, e de entrega.

PS: Foi um prazer conhecer-te. Grande Abraço!

João Delicado, sj disse...

9ªfoto. Esta aparece em branco. Não sei se foi da luz... "Tirei-a" quando tentava captar o trabalho incansável da equipa de apoio. Sempre empenhada nos bastidores, onde ninguém vê, onde ninguém nota... Durante o tempo todo deparámo-nos com a carrinha de apoio sempre no sítio certo com as bolachinhas, a água, os rebuçados, o KitKat (soube mesmo bem!), também as refeições sempre substanciais, e os lugares de dormida sempre preparados. Quantas casas-de-banho terão sido lavadas? Quantas panelas se terão sujado? Quantos quilómetros se terão percorrido para traçar o caminho?
Branco. Só se vê branco.

KA disse...

Olá a todos,

Este comentário não tem a ver com este texto específico mas sim com o conteúdo deste blog.
Costumo visitá-lo frequentemente... sabe bem fazer uma pausa e passear por aqui :)

Por tudo isto têm um prémio no meu blog
http://o-blog-da-ka.blogspot.com/

Um abraço

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,