23 de agosto de 2007

Encontros improváveis em Cracóvia

1º Encontro.
Num destes dias veio ter comigo um dos companheiros polacos e disse-me: “estão cá uns escuteiros portugueses”. “Cá… onde?” perguntei surpreendido. “Cá em casa!”. “E o que andam por aqui a fazer?”. Não me soube explicar. Antes de sair a correr para outro lado só tive tempo de lhe dizer que gostaria de me encontrar com eles.
À tarde, no regresso de um passeio com o Xico, vimos um carro a parar em frente à nossa casa e um grupito de malta a sair: tinham mesmo o nosso ar de tugas. Aproximámo-nos devagarinho e perguntámos-lhes o quase óbvio: “são portugueses?”.”Sim!”. Que surpresa agradável. Pertenciam ao Agrupamento de Mira-Sintra. Estavam de passagem por Cracóvia, iam dormir na nossa cave (onde existe uma espécie de centro universitário). Na manhã seguinte puseram-se a caminho de Zakopane, a cidade que fica no Sul, no sopé das montanhas Tatra, para começar cinco dias de caminhada. Que inveja me fez o programa deles!
(para ler 2º e 3º encontro: ver comentários)

4 comentários:

João Delicado, sj disse...

2º Encontro.

Aproveitei algum tempo livre para ir correr para as margens do Vístula. Ainda a caminho, no parque que rodeia o centro histórico, comecei a ouvir sons familiares: vozes de tugas! Uns metros à minha frente um grupo de portugueses estava prestes a tirar um foto de grupo. Enquanto me aproximava esbocei um largo sorriso e logo o senhor me estendeu a máquina para lhes tirar a dita foto. Lancei um sonoro “olá!” para o grupo mas ninguém percebeu que eu era português.

Enquanto ajustava a máquina, uma perguntava a outra: “então e agora como é que se diz obrigada? Ainda não sabemos!”. Tirei uma primeira foto. A seguir, espontaneamente perguntei no meu melhor português: “querem que tire outra?”. O grupo escangalhou-se a rir. Perceberam que afinal eu era português. Tirei a segunda foto nesse instante. No segundo seguinte estava cercado com perguntas feitas em simultâneo. Lá expliquei quem era, o que fazia por estas bandas. Eles eram um grupo de malta na casa dos 50, de Aveiro, quase só composto por senhoras. Estavam em turismo. Depois de tirarmos uma terceira foto, desta vez comigo incluído, arranquei de novo em direcção ao Vístula.

João Delicado, sj disse...

3º Encontro.

Sempre que o telefone toca no gabinete da organização (o chamado “CoCo room”) já sei que há muito fortes probabilidades de ser alguém a expressar-se em polaco. Daquela vez não foi excepção. Deixei a pessoa falar durante alguns segundos para ver se percebia alguma palavra mas, a dada altura, tive que interromper: “Sorry… could you speak in english, please?”. Foi um alívio quando a voz masculina passou a expressar-se em inglês. O senhor queria contactar um jesuíta em concreto que eu não conhecia. Trocámos algumas perguntas. Anotei o pedido.

No fim perguntei-lhe: “Oh, by the way: what’s your name?”. O senhor respondeu-me: “Nel-son Pe-rei-ra”. “!?!... Nelson Pereira?!?... mas que nome mais português!!!”, pensei eu para os meus botões. “And where are you from?”, acrescentei para confirmar. “I’m from Portugal, but I live in Warsow”. Então respondi eu: “Then, maybe we could be speaking in portuguese!!!...”. Houve um silêncio de espanto. Então acrescentei, em português: “…é que eu sou português!”. Uau! Mas que surpresa. Que coincidência! Depois do polaco inicial e do inglês, passámos então para o nosso português: deixámos o tom institucional e passámos a um tom mais pessoal. A conversa só foi interrompida porque a certa altura olhei para trás e tinha o provincial da Europa à minha espera para começarmos uma pequena reunião.

Anónimo disse...

Hola Joao,

Llegado a Lleida, a Catalunya, a las tierras y a la comida!!! he abierto el correo y buscando un bloc me he encontrado con el de los filósofos portugueses...
Gracias por todo, Joao.
El viaje ha ido bien, he perdido la maleta, pero creo que me la encontrarán en Munic por lo que me han dicho en Barcelona...
Imagínate he viajado con el arzobispo de Oviedo... todo muy espiritual "sentire cum ecclesiae"
Un fuerte abrazo...y mi oración

eduard lópez sj

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,