26 de novembro de 2007

São João Berchmans, SJ


Hoje, a Companhia de Jesus celebra um santo que nos é particularmente especial aqui em casa. São João Berchmans, o nosso padroeiro.
Nasceu em Diest, na Bélgica, em 1599. Entrou na Companhia com apenas 17 anos. Contudo, o seu sonho de anunciar o Evangelho na China terminou muito cedo, com uma forte infecção pulmonar, contraída durante os seus estudos em Roma. Morreu a 13 de Agosto de 1621.
Era um homem inquieto, que nunca deixou de procurar Deus. Gostei de ler alguns excertos das suas cartas, que a liturgia de hoje nos oferece.
«o Senhor bate à porta do meu coração. Nenhuma outra ideia me ocorre, quer durante o estudo, quer durante o descanso; nada mais me vem à mente quando passeio ou me ocupo em qualquer outra coisa; nenhum outro pensamento me assalta senão o de examinar o estado de vida que devo escolher»
«O meu espírito e o meu coração não têm paz enquanto não encontrarem Aquele a quem amam».