13 de janeiro de 2008

Bernard Lonergan (1904 – 1984)

Natural do Canadá, Bernard Joseph Francis Lonergan, padre jesuíta, filósofo e teólogo, foi um pensador brilhante e original. Durante vários anos as suas ideias foram estudadas nas mais variadas áreas do saber: ciências naturais, economia, sociologia, filosofia e teologia. Foi professor na Universidade Gregoriana em Roma, em Harvard e também no Boston College até 1983. A originalidade do seu trabalho está sobretudo em ter proposto, através de um profundo estudo da mente em acção, um método de inter-relação entre todos estes ramos do saber e da experiência humana.

“Sê atento, sê inteligente, sê razoável e sê responsável”. São os traços que marcam, para Lonergan, a atitude fundamental da pessoa que é autêntica. Máximas do género "Trata os outros como queres ser tratado" não podem, em última análise, ser fundamentais porque não há uma máxima superior que nos leve a aderir a elas. Nem tão pouco as autoridades nos podem dar os nossos valores últimos, porque não há uma autoridade superior que nos diga que autoridades seguir.

O que Lonergan nos diz é, no fundo, que todos nos guiamos por critérios como “sê atento, sê inteligente, sê razoável e sê responsável”, independentemente do modo como se manifestam em nós, e é por eles que escolhemos as máximas e as autoridades pelas quais reger a nossa vida.

O seu método empírico generalizado clarifica as operações que se dão no sujeito no que diz respeito à escolha de valores. É uma busca das normas morais inatas e de um possível sentido para a objectividade moral. Num mundo em que há tanta incompreensão e diversidade cultural, ética, etc, Lonergan parte do pressuposto de que o desenvolvimento da verdadeira moralidade só será possível se os jogadores "puserem as cartas na mesa".

Este método dá-nos a possibilidade de conhecer as categorias explicativas da nossa moralidade e do nosso modo de valorizar, o que nos permite conceptualizar o que se passa em nós a nível de valores, e também justificar perante os outros as nossas opções fundamentais, como por exemplo a nossa fé.

Para aprofundar: [Clicar] e o texto de Luís Providência, S.J. [Clicar]

4 comentários:

T S disse...

Tenho a honra de escrever as primeiras frases neste post... com certeza tens um blog muito culto e diverso... simplesmente amei!
adoraria que fosses visitar o meu e desses o teu parecer.
ate mais

Anónimo disse...

sou uma pessoa preocupada com o pensamento multi inovador do humanismo e da vida dialetica e pratica destes formidaveis tempos mediativos entre a minha ausencia existencial para uma era formalmente critica e submetida a inconclusão.desejo receber artigos
desta vida ao qual nao mais se relaciona com os tempos imemorias

Anónimo disse...

Sugiro que visitem
http://filosofiaconsciente.blogspot.com/ onde o Prof. Mendo da universdade CAtoliCa criou com os alunos do Seminario de Filosofia da ConscIencia um blog sobre Bernard lONERGAN

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,