11 de março de 2008

Galileu vai ter estátua no Vaticano em 2009

A estátua Galileu em "tamanho natural" e esculpida em mármore será colocada nos jardins do Vaticano, numa homenagem pedida pelos membros da Academia Pontíficia das Ciências.

Galileu Galilei (1564-1642) nasceu em Pisa e começou a observar a Lua e as estrelas através de um instrumento revolucionário, o telescópio astronómico, e gradualmente confirmou que a Terra girava em torno do Sol, o que já tinha sido defendido antes por Copérnico.

Essa constatação valeu ao cientista a perseguição da Inquisição da Igreja Católica, que lhe exigiu que negasse as suas teorias sob a ameaça de o lançar na fogueira.

O cientista morreu em 1642.

Em 1992, depois de um inquérito de 13 anos, o Papa João Paulo II deu por encerrado o caso Galileu, reconhecendo que a Igreja se tinha enganado.

O ano de 2009 foi proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Astronomia para comemorar a primeira utilização de um telescópio por Galileu.

(notícia retirada de www.rtp.pt)

2 comentários:

alfredo dinis disse...

Caro Vasco,
Obrigado pela informação. Estou a imaginar a quantidade de comentários sarcásticos que a estátua a Galileu no Vaticano vai levantar. Muitas pessoas criticam a Igreja por ter condenado Galileu mas também a criticam por ter reconhecido que se enganou, - demasiado tarde, dizem. Outros acusam a Igreja de falta de não permitir qualquer crítica às suas posições, mas quando a própria Igreja se auto-critica, parece que se irritam. Vamos porém ter esperança que este gesto tão corajoso por parte da Igreja seja mais um passo positivo e construtivo no diálogo entre fé e ciência.

P. Alfredo

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,