10 de março de 2008

Introdução na Filosofia

Este primeiro semestre foi para mim Introdução na Filosofia, uma introdução que é iniciação enquanto entrada, admissão, em algo novo, diferente, do qual começo a fazer parte.

Ao longo do semestre pude descobrir e experimentar, em primeiro lugar, a filosofia enquanto método. Método que significa, antes de mais, um caminho a fazer, no sentido de percorrer, mas também de construir (abrir). A introdução na filosofia só foi verdadeira (ou seja proveitosa) enquanto foi ela mesmo filosofante. Pude experimentar também a filosofia como visão, como um olhar próprio a cada filósofo, a cada ser humano. Um olhar que engloba a história, o mundo, a existência humana e que constitui uma opção, uma tomada de posição na leitura da realidade, na descoberta do seu sentido mais profundo. Em terceiro lugar, a filosofia só se torna possível e real, quando assume a palavra, quando a ideia se faz conceito, como matéria-prima de um método e de uma visão. Conceitos que descrevem o homem: o Amor, a vontade, a escuta, ou a própria realidade, na sua densidade e profundidade como o ser, a essência.

Estes primeiros passos no “mundo” da filosofia foram sobretudo um convite que me foi feito, e continua a sê-lo, cuja resposta se materializa em numerosas páginas de leitura e de escrita, mas vai muito além disso. Este convite foi-me dirigido ao longo deste semestre pelos meus professores em primeiro lugar, mas também colegas e companheiros, em nome da própria filosofia, dos filósofos que me foram apresentados, das suas ideias, sistemas e perspectivas, um convite da própria realidade (do homem, do mundo, da vida) que se quer descobrir diante de mim, que me quer abrir a sua profundidade. Por dele, está, em última instância, um convite de Deus que me confia, como estudante jesuíta, a missão da minha formação filosófica.

5 comentários:

MARta disse...

o estudo da filosofia atira-nos para fora, o que pode ser violento mas tambem muito positivo!
obrigada por este olhar optimista!

alfredo dinis disse...

Caro António,
Obrigado pela tua partilha. Belo texto. Afinal a Filosofia ainda vale a pena!

P. Alfredo

Anónimo disse...

Obrigado Antonio , por TI , pelo
Teu Mundo , que me dê vida e luz
na amargura ....
Pela Tua Fé...

Padrinho disse...

Um Beijo grande para Ti Antonio pela tua reflexão , e palo teu amor,
Pela Tua Fé ....
Ajuda - nos no dia de hoje !
A Reflexão e o Pensamento são paragens encorajoradoras..
Um Beijo !

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,