30 de março de 2008

Deus como Esperança


Quando começamos a estudar filosofia, deparamo-nos com uma série de sistematizações da realidade elaboradas ao longo da história. Desde Platão e de Aristóteles, duas grandes sistematizações filosóficas têm marcado o rumo da filosofia durante séculos.

São sistemas que procuram compreender e interpretar toda a realidade, sem deixar lacunas por preencher. Sistemas que integram todas as dimensões do saber humano e que se regem pela racionalidade. Muitas vezes, acabam por ser sistemas abstractos, afastados da vida concreta que os homens percorrem neste mundo.

Para um cristão, esta experiência pode começar por ser assustadora. De facto, nestas sistematizações filosóficas, encontramos sistemas fechados, auto-suficientes, sem lugar para a Graça, ou para o mistério que a vida acaba por ser. Foi um pouco isso que senti ao estudar o pensamento de Platão, Aristóteles e até mesmo de São Tomás.

Curiosamente, em Nietzsche encontrei uma revolta contra este tipo de filosofia, se assim se pode dizer. Até à sua época, os filósofos partiam da realidade vista como um impulso de cima para baixo: do Ser/Bem/ Metafísica até às realidades sensíveis, isto é, a natureza, a matéria, a nossa vida concreta. Nessa lógica, as nossas vidas pertencem e são dominadas por uma realidade superior, afastada de nós.

Nietzsche quer inverter essa lógica, que tem dominado a Humanidade em grande parte por culpa do Cristianismo. Para o filósofo alemão, a realidade não está fora da natureza, não está fora do Homem. Nietzsche quer viver a vida, a vida concreta que temos, sem projectarmos a nossa felicidade para fora deste mundo e desta vida.

No entanto, parece-me que Deus é fundamental para a nossa felicidade no aqui e agora. Para o cristão, Deus não é a explicação da realidade envolvente, mas o sal que tempera tudo o que vivemos e pensamos. Deus não tem de ser encarado como causa de todo o real, mas pode ser vivido como um mistério que se revela ao longo da nossa vida e da nossa busca pessoal.

Se concebermos Deus, não como princípio explicativo da realidade que nos rodeia, mas como uma esperança que levamos dentro de nós, podemos procurar uma verdade que nos seja útil nesta vida que seguimos dia a dia. Nesse caso, mais que respostas muito claras, Deus será fonte de interrogação e da admiração que alimenta a nossa vida.

4 comentários:

alfredo dinis disse...

Caro André,

Gostei do teu texto. Sobretudo na cultura ocidental o acesso a Deus através da demonstração racional da sua existência foi durante séculos levado a um extremo tal que o fracasso dessa demonstração está certamente na origem de grande parte do ateísmo contemporâneo. O deus que os ateus combatem tem pouco ou nada a ver com o Deus dos cristãos. Mais do que saber explicar a vida, há que saber vivê-la, e a vida é muito mais que racionalidade. A fé cristã é fundamentalmente um diálogo pessoal e comunitário com Deus que vem ao nosso encontro no dia a dia da nossa existência, estabelecendo connosco um ininterrupto diálogo de pessoa a pessoa. Pretender racionalizar e demonstrar esta relação pode torná-la não só difícil como até mesmo impossível.

Um abraço.

P. Alfredo Dinis,sj

Anónimo disse...

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