30 de setembro de 2008

Guerra na Ossétia - Rússia vs Geórgia

PARTE 2 : O Grande Urso Russo saiu da caverna e matou



"Rússia warned that there would be repercussions for Kosovo. And here they are."

Magdalena Frichova

http://www.crisisgroup.org/home/index.cfm?id=5628


A aldeia-europeia observou o regresso do Grande Urso

Foi no dia 7 de Agosto, na Ossétia do Sul, um pequeno enclave na Geórgia que tem um governo separatista desde 1992.

A Rússia tem mantido uma grande presença na Ossétia do Sul, assim como no outro território georgiano da Abkhazia. Os Russos têm mantido durante todos estes anos uma presença militar dentro do governo da Ossétia do Sul, isto porque o governo osseta é constituído por muitos oficiais Russos.

Semanas antes da guerra, aviões russos circulavam perto do espaço aéreo georgiano, provocando Tblissi para que estes reagissem retaliando militarmente contra as sucessivas invasões do seu espaço aéreo. No último mês também a Rússia começou os seus exercícios militares anuais, perto da Ossétia do Sul, enquanto que a Geórgia moveu as suas tropas para norte, começando um novo jogo. Este jogo tornou-se mortal no dia 7 de Agosto, quando três dias depois os russos acusaram a Geórgia de ter morto 6 pessoas no território, com fogo de artilharia e de snipers. Em resposta o presidente georgiano Mikheil Saakashvili, ordenou que os tanques georgianos se movessem para a capital Tskhinvali. Logo depois as forças russas invadiram o território. As forças georgianas retiraram-se, com muitas perdas, uma retirada aflitiva e desordenada na estrada para Tblissi, as fotografias mostravam bem a desorganização, assim como o enorme número de veículos militares abandonados, exibindo muitos danos.

Calcula-se que cerca de 35000 Ossetas do Sul, fugiram da zona de guerra. Outros milhares fugiram da cidade de Gori, seriamente atingida pelos ataques aéreos russos, que não só atingiram alvos militares mas também alvos civis, incluindo uma zona residencial, matando cerca de 60 pessoas.

Este conflito terminou no dia 12 de Agosto.

Esta foi uma pequena, mas brutal guerra, onde foram despoletadas enormes tensões.

O Urso Russo acordou da sua hibernação, passados quase 20 anos e já mostrou até onde vai para defender os seus interesses.




The Russians have been looking for an excuse to be able to punish either the Ukraine or Georgia or to flex their muscles in the Caucasus, and this is something they’ve been anticipating for some time."
Mitt Romney