2 de outubro de 2008

Reflexão sobre a Web 2.0 - O Triunfo dos Amadores


Parte 1 : O Triunfo dos Amadores



Com o crescimento da Internet e com o desenvolvimento das aplicações denominadas Web 2.0, nunca o homem teve tanta capacidade e poder de expressão, comunicação e exteriorização como nos dias de hoje.

Pela primeira vez, a humanidade passou a conversar consigo mesma, dando-se a conhecer a si própria nos mais ínfimos e impensáveis detalhes. É como se a multidão em massa, antes silenciosa, consumidora e passiva, tivesse recebido um microfone para falar, um bloco para escrever, pincéis para pintar, uma máquina para fotografar e uma câmara para filmar, passando a poder difundir a sua voz, publicar os seus escritos, exibir os seus quadros, circular as suas fotos e mostrar os seus filmes ao mundo inteiro, alcançando em segundos uma audiência à escala planetária, de forma nunca antes possível ou sequer imaginável.

Até à era digital, publicar um texto implicava contactos com editoras ou jornais, rodar um filme exigia equipamento dispendioso, gravar uma música obrigava à utilização de um estúdio, exibir uma colecção de fotos necessitava de uma galeria de arte. Nos dias de hoje, a produção e divulgação artística e cultural estão à disposição de qualquer um de nós. Na chamada Web 2.0, através da blogosfera, da Wikipedia, do YouTube, do Flickr, da Machinima.com, Newsgrounds. Redes sociais como o Myspace, Facebook e Hi5, ou de mundos virtuais como o Second Life, podemos ser aquilo que quisermos: escritores, locutores de rádio, jornalistas, designers, cartoonistas, realizadores, fotógrafos, estilistas, etc…

Os estudiosos do assunto usam vários termos para caracterizar o fenómeno, desde as designações técnicas “user-generated content” (conteúdo gerado por utilizadores) e “collective inteligence” (inteligência colectiva) até formulações mais romanceadas como “wisdow of the crowds” (sabedoria da multidão).

Com esta nova Internet, a fronteira entre consumidores e produtores é cada vez mais nebulosa e indefinida.

Deixámos de pagar bilhete para ver o espectáculo para passarmos a ser nós o espectáculo.

É o grande triunfo dos amadores, e dos autodidactas. A nossa capacidade criativa pode assim ser explorada, desenvolvida e mais do que isso publicada, revelada e mostrada. Todos os nossos intelectos reunidos a produzirem, não deixando esse privilégio apenas para uma minoria.

Eis que este espírito de mudança caminha em cada um de nós, caminha para a criatividade individual e grupal. Deus nos deu esta capacidade de originar algo novo através da imaginação, a Internet, é por isso um instrumento de extrema importância. Caiamos nós na conta da enorme responsabilidade que é podermos usar este instrumento sem restrições, ele é o que nós fazemos e publicamos nele.

Um livro é aquilo que o autor projecta e escreve. Tenhamos nós bem a consciência desta enorme responsabilidade. Saibamos nós aproveitar aquilo que Deus nos deu.



4 comentários:

Marisa Almeida disse...

Um trinfo da Humanidade - porque cada vez mais a Internet é um meio ao alcance de todos e para todos...

Estudo sobre a Blogosfera do Minho disse...

Um grupo de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho procura caracterizar os blogueres do Minho, de forma a perceber quem está na blogosfera e quais as suas motivações.

Neste âmbito, vimos por este meio solicitar se nos podem facultar o mais rapidamente possível um contacto de email para enviarmos um breve e simples questionário, uma vez que não estamos a conseguir activar o contacto que está no cimo desta página.

Agradecemos que nos contactem através do email estudoblogosfera@gmail.com. O inquérito é anónimo.

Muito obrigado pela sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Carla Cerqueira
Luísa Ribeiro
Rosa Cabecinhas

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

MUL - Celebridades disse...

interessante ....