12 de novembro de 2008

Primeira Conferência de Obama e o convite de Bento XVI.








Barack Obama deu a primeira conferência de imprensa depois de ter sido eleito para a presidência dos Estados Unidos. O Presidente eleito disse, que é urgente adoptar medidas que revitalizem a economia e ajudem as famílias em dificuldades, o mundo vive nesta altura o maior desafio económico da nossa era.
Obama frisou que, até à tomada de posse, no dia 20 de Janeiro, a responsabilidade da governação continua a ser da actual administração.
Obama diz que o Congresso dos Estados Unidos deve aprovar medidas urgentes de estímulo económico, ou antes, ou depois, de ele tomar posse em Janeiro. Mas frisa que, até lá, a responsabilidade é do actual Presidente George W. Bush.

Bento XVI, no dia 5 de Novembro, enviou uma mensagem de felicitação ao presidente eleito dos Estados Unidos, na qual o convida a «construir um mundo de paz, solidariedade e justiça».
«A tarefa do presidente dos Estados Unidos é uma tarefa de imensa e altíssima responsabilidade, não só para seu país, mas para o mundo todo, dado o peso que os Estados Unidos têm em todos os campos do cenário internacional».
«Por isso, todos desejamos ao novo presidente que responda a estas expectativas e às esperanças que se depositam nele, servindo eficazmente o direito e a justiça e encontrando caminhos adequados para promover a paz no mundo; favorecendo o crescimento e a dignidade das pessoas no respeito dos valores humanos e espirituais essenciais.»
«Os crentes rezam para que Deus o ilumine e o assista em sua elevadíssima responsabilidade».

Desejo pois que Obama, considere e reflicta na mensagem enviada pelo Santo Padre, até porque ele nos próximos dias irá formar a equipa presidencial. Nos primeiros tempos de mandato, esta equipa terá certamente como tarefa principal enfrentar a grave crise económico-financeira que os Estados Unidos e o Mundo atravessam.