12 de novembro de 2008

Santo Estanislau Kostka


«era modelo de constância e de piedade,querido de todos e a ninguém molesto,pequeno de corpo mas grande e nobre de alma»
São palavras de Pedro Canísio, Provincial da Alemanha, referindo-se a Estanislau Kostka, o santo que hoje celebramos na Companhia de Jesus.
Original da Polónia, nasceu em 1550 em Rostków no seio de uma família nobre. Partiu para Viena de Áustria, a fim de cursar estudos clássicos, com a idade de 14 anos. Cedo mostrou desejo de enveredar por uma vida religiosa, mas a sua família opôs-se firmemente.

Contudo, Estanislau lutou pela sua aspiração e partiu como mendigo, numa descomedida peregrinação, primeiro para a Alemanha e depois para Roma, a fim de ingressar no Noviciado da Companhia de Jesus. Chegou a Roma, já bastante doente, e veio a falecer dez meses depois, com apenas 18 anos de idade.
É, de facto, um exemplo de determinação para os dias de hoje. Apesar da sua fragilidade, conseguiu realizar o seu sonho de se tornar jesuíta, ainda que a muito custo. Ganha-se sempre a vida com aquilo que se ama. Estanislau Kostka é disso exemplo. É uma questão de entrega pelas causas em que acreditamos e pela vida que sentimos ser para nós: a vida que a Graça sugere.