1 de dezembro de 2008

Santo Edmund Campion e os Mártires de Inglaterra


Hoje celebramos os dez santos mártires da Companhia de Jesus ( 9 Padres e 1 Irmão Coadjutor ), que foram mortos durante as perseguições religiosas, dos séculos XVI e XVII, em Inglaterra aos católicos.

Edmund Campion nasceu em Londres, no dia 24 de Janeiro de 1540.
Estudou em Oxford e durante a sua formação, foi um dos alunos escolhidos para receber a Rainha Elisabete na Universidade.
Campion era reconhecido pelo seu grande valor, tendo recebido o patronato de William Cecil e do Earl de Leicester, duas das pessoas mais influentes de Inglaterra daqueles tempos.
Após ter renegado ao Anglicanismo, deixou Oxford (1569) e foi para a Irlanda.
Durante o seu tempo na Irlanda, foi perseguido pelas forças protestantes, por causa disso deixou a Irlanda em segredo e partiu para Douai (França), que era nessa altura um ponto de encontro para os católicos exilados de Inglaterra. Aí terminou os seus estudos.

Em 1573, Campion deixou Douai e partiu para Roma, onde entrou no Noviciado da Companhia de Jesus. Seguidamente foi enviado para Viena e Praga.

Em 1580, os Jesuítas começaram a enviar padres para Inglaterra na clandestinidade. Campion partiu com Robert Persons, ambos entraram em Inglaterra mascarados de mercadores judeus.

Durante o seu tempo em Inglaterra, pregou por Berkshire, Oxfordshire, Northamptonshire e Lancashire. Por esta altura escreveu o livro “Dez Razões”. O livro apresentava dez razões contra a Igreja Anglicana, conseguiu a sua impressão na clandestinidade e foram distribuídas 400 cópias por Oxford.
A partir desta altura o ministério de Campion aproximava-se do seu fim. Foi capturado em Lyford, e enviado para Londres.
Na Torre de Londres, foi torturado, tendo sido executado no dia 1 de Dezembro de 1581, juntamente com o Jesuíta Alexander Brian.


  • S. Edmund Campion ( 1581 )
    S. Alexander Brian ( 1581 )
    S. Robert Southwell ( 1595 )
    S. Henry Walpole ( 1595 )
    S. Nichole Owen ( 1606 )
    S. Thomas Garnet ( 1608 )
    S. Edmund Arrowsmith ( 1628 )
    S. Henry Morse ( 1645 )
    S. Philip Evans ( 1679 )
    S. David Lewis ( 1679 )
Recursos
______________________________

Sem comentários: