4 de janeiro de 2009

EPIFANIA – a glória de Deus brilha para o mundo no rosto de uma criança

Em Belém, a Senhora segura o Filho nos braços. É mais uma noite como as outras, fria, estrelada. Alguns pastores visitam de novo a gruta para poderem ver ainda uma vez mais o Menino. Mas nesta noite três figuras incomuns, de traços estrangeiros, roupagens e línguas de outros povos, aproximam-se da entrada da gruta, procurando um rei.

Uma estrela tinha surgido no seu horizonte, uma estrela invulgar, nova, de um brilho muito próprio. Brilhava nos céus uma profecia antiga.


“Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. Mas, sobre ti levanta-Se o Senhor e a sua glória te ilumina.” Is 60, 1-2


Põem-se a caminho, seguem a estrela. Levam consigo tesouros para oferecer:

Ouro, para o Eterno Rei

Incenso, para o Filho de Deus

Mirra, para Aquele que dará a vida até à morte


Procuram um rei e dirigem-se a Jerusalém, mas o seu caminho, guiado pela estrela, desvia-se da grande cidade e dos grandes palácios para uma pequena cidade, Belém, até um estábulo onde repousa um divino Menino, entre animais e pastores. E nestas três figuras nos é dito que Aquele que a Senhora nos mostra em seus braços, fruto do seu ventre, é manifestação de Deus a todos os povos e culturas, aos simples e aos sábios – aos que acorrerem a Belém.


Se hoje formos à cidade de David, à procura do Senhor, que sinais seguimos? Por que caminho nos levam? Que levamos connosco para dar? O que esperamos encontrar?


Se hoje formos a Belém ver o Salvador nascido, quem encontraremos lá a adorá-Lo?


Seja qual for a resposta, não deixemos de ir a beijar o Menino. Quem diria que a epifania de Deus, a sua manifestação, seria a candura de uma criança?


4 de Janeiro de 2009 - Epifania do Senhor
LEITURA I Is 60, 1-6
SALMO RESPONSORIAL 71, 2.7-8.10-11.12-13
LEITURA II
Ef 2-3a.5-6
EVANGELHO
Mt 2, 1-12

5 comentários:

zedeportugal disse...

Caríssimos,

Venho pedir-vos que, na medida da vossa vontade e da vossa disponibilidade, suportem e ampliem esta causa de vida e de justiça.
http://umjardimnodeserto.nireblog.com/post/2008/12/18/nao-ha-causa-maior-que-a-da-vida
Não mais é possível a passividade face ao verdadeiro genocídio moderno que é o aborto.
São precisas 4000 assinaturas nesta petição.
http://www.gopetition.com/petitions/revisaoleiaborto/signatures.html
Bem-hajam.

José de Portugal

Maria disse...

Oi! Ou eu escrevo mta mal.. e qq coisa melhorzinha eu axo 1 espectaculo.. ou tu é que escreves muita bem! Qd acabei de ler o artigo axei q tinha acabado de ler 1 excerto de um livro!!(sim eu sei q a bold sao passagens da biblia..lol)
Achei tão agradavel, leve e acessivel aquele textozinho que dá vontade de ler mais e mais! Tens a certeza q keres ir p padre ou para escritor? :p tb podes ser 2 em 1!!! continua! sê simpatico e n deixes os teus fans pendurados! :d n prives o mundo dessa tua capacidade! já basta a ana de ambiente!! (nos desenhos claro..!)*** : )

joão disse...

Olá, Maria

(assim deixas-me atrapalhado...)

Não quero dizer que escreves mal, mas este é um texto simples. Aliás, não quis escrever nada rebuscado, porque este ano a mensagem do Natal vem-me mais pelas imagens simples. Elas chegam para captar o significado, como Deus achou que bastava nascer um bebé como nós para que pastores e reis O reconhecessem.

Bom recomeço de aulas :)

**

joão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,