25 de janeiro de 2009

Quem és Tu, Senhor?

(Por estarmos no ano Paulino, cada comunidade hoje pode escolher entre celebrar este Domingo com as leituras que lhe são próprias ou com a festa da conversão de S. Paulo)




Pergunto-me quantos Saulos e, porventura, quantos Paulos poderemos contar entre os cristãos hoje. Porque, se não é fácil encontrar quem viva com zelo, mais difícil ainda é encontrar quem viva no Espírito.

Saulo era um judeu como poucos no seu tempo, observante, zeloso, cumpridor de todo o preceito, a ponto de perseguir, levar à prisão e castigar os que seguiam esse Jesus Nazareno. Mas tanto zelo não era ainda vida no Espírito. O nosso tanto zelo, a ponto de nos fecharmos nas muralhas da observância e do preceito, lançando olhares de perseguição a quantos estão fora, esse ainda não será vida no Espírito. Essa começa na nossa conversão, talvez já alcançada, mas sempre por reviver, sempre necessária para continuar a viver no Espírito.


“Saulo, Saulo, porque Me persegues?”

“Quem és Tu, Senhor?”

“Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.”


Caminhando no nosso dia-a-dia, oxalá estejamos abertos a estas palavras. De certo, não somos perseguidores convictos de Jesus. Muitos de nós seremos mesmo seguidores. Mas a pergunta colocar-se-nos-á sempre de algum modo.


“porque Me esqueces… porque te afastas… porque persegues os teus irmãos… ?”


Não somos assim tão diferentes de S. Paulo. Se, de facto, nos voltarmos para Ele e nos dispusermos à conversão, poderemos mesmo dizer com ele.


“Se qualquer outro julga poder confiar nos méritos humanos, eu posso muito mais: circuncidado ao oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, um hebreu descendente de hebreus; no que toca à Lei, fui fariseu; no que toca ao zelo, perseguidor da Igreja; no que toca à justiça - a que se procura na lei - irrepreensível. Mas, tudo quanto para mim era ganho, isso mesmo considerei perda por causa de Cristo.

Sim, considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo e nele ser achado, não com a minha própria justiça, a que vem da Lei, mas com a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e que se apoia na fé. Assim posso conhecê-lo a Ele, na força da sua ressurreição e na comunhão com os seus sofrimentos, conformando-me com Ele na morte, para ver se atinjo a ressurreição de entre os mortos. (Fl 3, 4-11)

É dispondo-se a escutá-Lo que O conhece verdadeiramente, para além de qualquer preceito, e é o conhecimento de Cristo Jesus, não qualquer lei, o que leva à conversão de Saulo e o que Paulo anunciará até ao fim dos seus dias. O que para nós cristãos conta realmente não é o cumprimento de qualquer norma, mas conhecê-Lo e tê-Lo a Ele, o Cristo, como norma, como Senhor. Então sim, a vida será vida no Espírito.


25 de Janeiro de 2009 – CONVERSÃO DE S. PAULO

LEITURA I Act 22, 3-16
SALMO RESPONSORIAL 116, 1.2
EVANGELHO Mc 16, 15-20


3 comentários:

Anónimo disse...

Caro João:
De facto, a vida no Espírito não é apenas seguir preceitos e apontar o dedo aos que não o fazem.
O amor exige ir mais longe. A conversão pede-nos abertura àqueles que são diferentes de nós.
O discernimento inaciano corresponde a este viver não preso a regras, mas aberto aos acontecimentos e à caridade que nos é pedida.

Obrigado pela partilha!

Nuno disse...

Eu penso que há milhares e milhares de "Paulos" espalhados por aí...

...Gente honesta, dedicada e sã, que vive o dia-a-dia melhor ou pior, conforme consegue, que cria e sustenta a sua família e que não dá nas vistas.

Estes são os heróis dos dias de hoje. Que têm esperança e que, mesmo com dificuldades, acreditam no amor (que é Deus)... Talvez nem o saibam expressar, mas vivem e, sem se dar conta, dão um belo testemunho e levam a nossa realidade como oferta ao Pai.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,