12 de fevereiro de 2009

Obrigado Mr. Darwin por me mostrar Deus.

Caro Mr. Darwin:

Muito obrigado pela sua investigação. O contacto com a sua Teoria da Evolução das Espécies tem sido, para mim, bastante libertador.
Até contactar com a Teoria que Mr. Wallace e Vossa Excelência defendem, a questão dos estratos fósseis fez -me bastante confusão. O aparecimento de fósseis muito parecidos, embora sucessivamente mais complexos (mesmo não constituindo séries inteiras) que apareceram em escavações e pedreiras a céu aberto, colocava-me muitas dificuldades de explicação. A única resposta a estas descobertas que conhecia era a do Prof. Cuvier, da Sorbonne, que enunciou a Teoria das Criações Sucessivas. Mas esta Teoria postula que Deus criou e destruiu várias vezes o mundo e isso pareceu-me bastante estranho. Se Deus criou o mundo e o arrasou, para depois criar um segundo mundo mais perfeito e o destruir, para criar um terceiro mundo, e por ai fora… quem me garante que Ele não vai destruir este mundo para criar ainda um outro? É que nós não somos exactamente perfeitos! Um Deus que assim procedesse não teria respeito algum pela criação, não lhe estaria a dar autonomia nenhuma, ora essa característica não é compatível com o Deus do cristianismo! O Deus que o povo Judeu foi descobrindo e que Jesus apresenta de forma tão coerente não é, de todo, compatível com esta imagem de perfeccionista implacável…
As dúvidas de fé que os autores criacionistas me estavam a criar, Vossa Excelência as tratou! Muito obrigado por me ajudar a olhar o mundo com mais verdade! Depois de contactar com a teoria das espécies, tenho ainda mais esperança no ser humano e na graça de Deus. Do ser humano espero que possa ainda evoluir socialmente, o que parece mais fácil que a gigante evolução biológica que nos precede. De Deus espero que continue a respeitar a nossa liberdade, sem ter medo de nos mostrar razões para viver cheios de esperança.
Mais uma vez obrigado pela sua contribuição para a ciência, mas também para a teologia, porque mostrando a criação nos ajuda a compreender o Criador, e para a antropologia, porque percebendo o mundo tenho mais dados para compreender o homem.

5 comentários:

rc disse...

Assinaria por baixo, essa carta.

O Sousa da Ponte disse...

Por acaso até me parece que neste momento quem mais denigre a religião não são os ateus mas os criacionistas da terra jovem.

A tese que o Génesis é um relato e que a ciência está toda errada parece-me parece mais uma trese dum ateu que dum crente.

O silogismo, salvo erro, é este:

Se o Génesis não é literal logo o Cristianismo não faz sentido.

Como a narrativa do Génesis não corresponde à realidade...

Bom ! A conclusão parece simples....

Não há maneira teológica de os convencerem que um Deus omnipotente podia, se quisesse, fazer um texto de tal modo claro que toda a gente entendesse ?

Que se não o fez não foi porque não pode. Foi porque não quiz...

Cumprimentos,

João Carlos

Fernando Castro Martins disse...

Gosto deste texto, da abertura de espírito e da simplicidade deste "Manel". Apresenta-se como barro nas mãos de Deus sempre prontinho para "evoluir", numa expressão que parece transcender a inteligibilidade da própria "Teoria".
Afinal, Deus anda por aí.
Obrigado ao cientista Charles e ao teólogo Manel.

manel disse...

obrigado pelos vossos "feed-backs".

a incompatibilidade entre ter fé e inteligência é um preconceito moderno que nos enviesa a busca, mas quem quiser ser honesto encontrará gente inteligente e bem intencionada dos dois lados da barricada.
parece-me que o traço buscador que nos une a todos, é mais forte que as intuições de caminho que cada um experimenta.
isso dá-me esperança de podermos todos contribuir para um caminho mais verdadeiro e mais realizador do Ser Humano.

cumprimentos

manel

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,