2 de março de 2009

DEBATE NA FACFIL

ACREDITAR EM DEUS. Porque sim? Porque não?

Vai realizar-se no próximo dia 14 de Março, às 15h, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia um debate sobre as razões para acreditar em Deus e as razões para não acreditar. O debate insere-se no Projecto de Investigação ‘Epistemic Studies’ do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia, na linha de investigação sobre o diálogo fé-ciência. A iniciativa é co-organizada também pelo Portal Ateu, uma instituição que procura promover o ateísmo em Portugal. O debate insere-se numa tentativa de esclarecimento recíproco entre crentes e não crentes, com o objectivo de se superarem alguns mal-entendidos de parte a parte, e de assim se esclarecerem os termos do diálogo que deve existir. Pelo Portal Ateu intervêm dois dos seus membros fundadores, Ricardo Silvestre e Helder Sanches. Pela Faculdade de Filosofia intervém Alfredo Dinis. Bernardo Motta intervirá também como crente.

9 comentários:

O Sousa da Ponte disse...

Já que agora podia indicar se o acesso é ao publico em geral, se é preciso confirmar a presença.

Obrigado.

João melo de Sousa

alfredo dinis disse...

Caro Sousa,
O debate é aberto ao público, sem marcação prévia. Posso enviar-lhe um cartaz para afixar em alguma instituição na qual lhe parecer que poderá haver pessoas interessadas no debate. Bastará enviar-me o seu endereço postal por mail ou passar pela Faculdade de Filosofia.

Cordiais saudações,

Alfredo Dinis

Marco disse...

Se fosse possível alguém filmar as intervenções... e depois colocá-las no Youtube!
é só uma sugestão.

Carl@ Mesquita disse...

Boas recordações do trabalho e debates desenvolvidos na Facfil. Pena minha encontrar-me a algumas milhas de distância e não poder assistir ao debate.

Ainda hoje, em conversas com os meus alunos e colegas de trabalho, surgiu mais uma vez a temática Religião - Hoje?? E a Fé?? - esta que se ofusca na Famíla e numa sociedade mergulhada na crise... 'perdida' de VALORES. E se a Fé lembra é, certamente, em 'dias dífíceis', esquecendo a sua presença, o desfio e a missão de construir.

Bom trabalho.

Cumprimentos.

P.S.: Grande Beijinho Zé Maria, Luís Onofre... Zé tenho umas fotos para te enviar de Roma=), Abraço kita.

alfredo dinis disse...

Caro Marco,

Obrigado pela sugestão. Vou fazer o possível por gravar o debate e torná-lo acessível na net.

Alfredo Dinis

alfredo dinis disse...

Kita,
Este blog é dos estudantes jesuítas de Braga. O Zé Maria e o Luis Onofre estão em Madrid a estudar teologia, mas são visitantes assíduos deste blog, por isso receberam certamente a tua mensagem.
Obrigado pelas palavras amáveis sobre a Faculdade e sobre o debate.
Falar de fé hoje parece ser cada vez mais difícil, mas as grandes questões que a humanidade enfrenta, sobretudo acerca do sentido da vida, continuam a encontrar na fé respostas convincentes e coerentes. O que acontece é que as pessoas ignoram cada vez mais o que é específico da proposta cristã, continuando a afirmar, por exemplo, que a ciência dispensa a religião. Não há pois apenas falta de fé, mas também falta de sabedoria e de saber.
Ciao!

P. Alfredo

Duarte Meira disse...

«...mas também falta de sabedoria e de saber. »

Caro Alfredo Dinis:

A propósito, talvez não fosse má ideia começar por reagir contra isso começando pelas "Links de Filosofia" na página de entrada deste blogue, aonde é notável - e estranha! - a falta de ligações a tanta boa filosofia "analítica" da religião que se faz no mundo anglo-americano. Permita-me sugerir, directamente relevante para o debate anunciado, este blogue de ressonância anselmiana, onde se encontram alguns dos mais jovens e brilhantes filósofos americanos:

http://prosblogion.ektopos.com/

alfredo dinis disse...

Caro Duarte,
Obrigado pela sugestão. A tradição analítica não é o nosso forte, mas não podemos ignorá-la, evidentemente.

Alfredo Dinis,sj

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,