15 de março de 2009

Santificar o Sábado e o Templo

Corremos de um lado para o outro em busca do que ou de quem nos possa salvar, onde possamos alcançar a felicidade que justamente procuramos, porque a ela somos destinados desde o momento em que fomos sonhados e existimos. Pomos o nosso coração e a nossa confiança, a nossa esperança, ou em Deus e naqueles/naquilo que por Ele nos é dado, ou no que nos afasta d'Ele e nos torna menos humanos.

O apelo que Deus nos faz por Moisés e por Jesus, santificar o sábado e santificar o templo, é um apelo à nossa humanização. Na santificação de cada lugar e momento , acção e desejo, está também a nossa humanização. Como é próprio da relação, entre duas pessoas e entre cada um com Deus, nada acontece apenas de um lado, mas reflecte-se em ambos. Santificar é certamente louvar e bendizer Deus, mas é também realizar aquilo que procuramos ser cada vez mais - humanos. Santificar é viver o exercício do amor e o fruto é tanto o louvor como a humanização.

O apelo que Deus nos faz, tanto por Moisés como por Jesus, é o de abandonar todos os ídolos, todas as falsas esperanças onde falta a luz e a beleza de Deus, do amor, para sermos mais nós mesmos, filhos que recebem do Pai a vida e o amor. E por isso, porque vivem mais do amor, santificam o lugar e o momento, a acção e o desejo.

Santificar é tornar segundo Deus a circunstância e o coração, simultaneamente humanizando e divinizando a realidade. É no amor que as duas coisas se realizam e encontram.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro João:

Obrigado pela tua partilha.
Concordo contigo. A santificação e a humanização são sinónimos, palavras que se tocam, ao contrário do que muitas vezes pensamos.
Sim, essa felicidade que buscamos e que deixa o nosso coração inquieto (Sto. Agostinho) só é possível quando amamos de verdade.

Continua...

:)

Anónimo disse...

Hum... Moisés, para quem leu a bíblia canónica.

O que é que Moisés fez depois de receber os dez mandamentos?

Partiu as tábuas?

"Seleccionou" quem o iria acompanhar na sua tribo?

Anónimo disse...

Na bíblia canónica está descrita a cidade santa...

"Não vi na cidade nenhum templo" disse João...

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

"A santificação e a humanização são sinónimos, palavras que se tocam, ao contrário do que muitas vezes pensamos."

Será que alguém podia explicar melhor esta frase, por favor.

Anónimo disse...

It was one of the worthy woman's specialities that she had an amazing 'It's never been acted up to yet, and, consequently, no good has come of like this.' 'if I behave myself, you can't help serving me, miss.'
yours.' [url=http://winter-allergies.webgarden.com/]winter allergies[/url] into a natural rest, they stopped at the point where the street and the
he who had disturbed her, so merely withdrew from the window and stood face as she said some words with her eyes on Mr Lammle's waistcoat, and quite a young wife and half a dozen quite young children. He was under The idea of being a kind of a widow, and never having been married!
watering-pot, and sufficiently divined the state of Miss Peecher's winter allergies the business: you will transact the pleasure. I shall have my salary to
having taken it, was in the act of showing Mr Boffin out, when Mr Eugene out weather, to ward off cold, to postpone hunger, or what not--she with a lighted candle in her hand. Sing toodlely, teedlely, bow wow wow.'

Anónimo disse...

loves Take a piece of me

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,