13 de maio de 2009

O Segredo de Fátima

"À medida que o tempo passa, acredito mais no Segredo de Fátima. Nesse Segredo que desassossega, que nos arranca de casa, dos livros, da cidade e nos lança, anualmente, para a imensidão das estradas. Eu acredito num «não sei quê» que esse Segredo derrama em nós: uma porção de confiança, de abandono e de aventura. Uma vontade de tornar a vida mais que tudo verdadeira. De tornar generosos os projetos e fecundos os laços que nos ligam aos outros. De tornar absoluta a nossa sempre frágil Esperança.À medida que o tempo passa, vou conhecendo pessoas cujo tesouro interior foi descoberto, ampliado nos caminhos de Fátima. Pessoas que contam histórias simples, misturadas com sorrisos e lágrimas. Histórias de um Encontro tão parecido ao que teve uma rapariga da Judeia, de nome Maria.Que têm os peregrinos de Fátima? Têm o vento por asas e a lonjura por canto. Têm a conversão por caminho e a prece ardente por mapa. São filhos de uma promessa que se cumpre dentro da vida.Gosto dessa frase de Vitorino Nemésio que diz: “em Fátima, a Humanidade inteira passou a valer mais”. Gosto, porque nos caminhos longos, imprevistos e profundos de uma peregrinação isso nos é ensinado como uma evidência humilde e apaixonante."
José Tolentino Mendonça
(www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/snpcultura)

8 comentários:

Tino disse...

“em Fátima, a Humanidade inteira passou a valer mais”.

-Deveria ter-se acrescentado:
“em Fátima, a Humanidade (Católica Apostolica Romana) inteira passou a valer mais”.
O unico caminho que Fátima representa, é o caminho do Separatismo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Espero que tenha alguma fundamentação séria para o que acabou de dizer.

Amália disse...

Nunca fiz uma peregrinação a pé a Fátima, tenho ido cómodamente instalada num autocarro. Deve ser diferente. Mas mesmo assim sinto q em Fátima há uma relação grande entre as pessoas mesmo quando não se conhecem. Há uma comunhão entre todos. Um segredo de amor dentro de nós, q às vezes não experimentamos no barulho do dia a dia.
Mas fiz uma pequena caminhada a Santiago de compostela uns 12 km, foi uma experiência muito boa, com algumas dificuldades pelo caminho, com algum receio de alguns elementos mais velhos não aguentarem, e a certa altura essas pessoas parece q ganharam ânimo, força e chegaram lá. Milagre? Não sei.
Caminhando e rezando, pelo campo, longe do barulho, fazendo uma experiência de fé, de relação com o Pai,de entre-ajuda ao próximo q estava ao nosso lado, foi única para mim até hoje. Q tem isto a ver com o segredo de Fátima? Pode ter. Pode ser o segredo q está dentro de nós. Cada um pode experimentar esse segredo de forma diferente.

Tino disse...

Caro Anónimo

Queria referir-me ao Nacionalismo quando no meu primeiro comentário referi "Separatismo", que no fundo, é a mesma coisa.
Supremacia de um local, estado, ou provincio, sobre outro.

Nao tem fundamento lógico?!

Tino disse...

Cara Amália.

O facto dos idosos ganharem animo para prosseguirem viagem tem que ver com questões motivacionais. Tal como as tribos de África fazem devoções aos deuses para encontrarem força extra para derrotarem seus inimigos.

Nuno disse...

Que Deus é este que olha assim para Portugal, este nosso pequeno país?
Como explicar que Maria tenha aparecido a três "insignificantes" pastores?
Que dizer da devoção que os povos dos países de Leste (entre outros) têm a Fátima?
Deus surpreende-nos!...

Amália disse...

Sr. Tino,
Respeito muito a sua opinião quando diz q o facto dos idosos terem ganho ânimo para chegar ao fim de uma caminhada de 12 km q se deveu a questões motivacionais, pois meu caro amigo chame-lhe o q quizer está no seu direito. Isso nem é muito relevante mas o sr. não estava lá, como pode ter essas certezas. Eu não expliquei em pormenor como as coisas se passaram,nem o vou fazer agora pq nada mudaria o seu ponto de vista.
Deus bate à porta de qualquer um de nós, mas só entra se o deixarmos entrar. A fé experimenta-se, vive-se. Tb não é uma magia. E ninguem é obrigado a tê-la. Mas por experiência posso-lhe dizer q me sinto feliz por acreditar em Deus, apesar das muitas dúvidas q tb tenho, pq a fé não é um dado adquirido vai-se vivendo. Quem sabe se um dia o Sr. Tino tb sente esse segredo dentro de si. Olhe este ano estamos no ano Paulino e sabe como ele caiu do cavalo. Nós às vezes tb caimos do nosso cavalo das nossas certezas...Uma boa tarde para si e não me leve a mal pq todos temos direito de pensar de forma diferente, o sr. tb tem.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,