10 de maio de 2009

Permanecei em mim

No Evangelho deste Domingo, Jesus promete àqueles que O seguem que, se N’Ele permanecerem, darão muito fruto. Mas que significa esta expressão proferida por Jesus, tão clara quanto enigmática: “permanecei em mim”? Hoje, concretamente, que poderemos tirar destas três palavras? “Permanecei em mim”…?




PERMANECEI | Permanecer significa ‘manter-se, prolongar a presença[1]’. Jesus convida-nos a permanecer n’Ele. Mas afinal o que quer isso dizer nos nossos dias? Tal como Maria Madalena, parecemos por vezes, nós os cristãos, olhar para o mundo como se nos tivessem roubado o Senhor. Não sabemos onde O puseram. A isto alia-se uma espécie de desencanto de muitos cristãos pelo mundo e consequente rejeição do que soa a cristão, por parte do mundo (cultura, politica, economia, movimentos sociais, ocidente…). Onde puseram este Senhor no qual somos chamados a permanecer? A modernidade escondeu-o ou vive onde ainda não O reconhecemos? A promessa do Seu amor é suficiente que me faça querer procura-Lo?


EM | Vejamos primeiro que tipo de permanência é que o Senhor nos pede. Não nos pede que permaneçamos ao pé, pertinho, coladinhos, em capelinhas, etc. A concretude do pedido é firmada com este em Mim. Ele assegurou permanecer connosco no mundo, prometendo que O veríamos se n’Ele permanecêssemos. Por vezes o que nos faz não O ver neste mundo é a formatação e limitação da presença de Deus no mundo (Sh’kina), que fazemos. Este permanecer em, significa antes de tudo estar próximo do mundo, onde o Ressuscitado permanece, revelando o rosto do Seu Pai e com Ele a nossa identidade. Permanecer em, significa ler, a partir do Ressuscitado, cada história do mundo, de alegria ou sofrimento, como ocasião de graça e biografia do dom de Deus em nós. Permanecer em, significa o início do cumprimento da promessa concretizada em Jesus Cristo de curar as nossas feridas, restabelecer-nos a saúde, acolher os abandonados, ser comida de quem tem fome e sede de justiça, realizando todos estes milagres por meio daqueles que, insuflados do espírito, são extensão deste mesmo amor. Sabendo que, muito embora nos dediquemos à construção do Reino, só o Senhor há de realizar em acto o amor que nos habita em potência (Bento XVI - Spe Salvi).


MIM | Simone Weil, filósofa francesa de origem judaica, estabeleceu a diferença entre o mim e o eu. Dizia ela que o mim é o nosso carácter, aquilo pelo qual somos julgados. Caracterizava-o como sujeito passageiro, dado que o meu carácter de há um ano, já não é o mesmo de hoje, muito menos o (mim) de há cinco anos. Por sua vez, o eu é aquilo que sou sempre e que não sei definir quando me pergunto/perguntam com seriedade: “Quem és tu?” Diz SW que o eu é indefinível, mas que é um lugar a partir de onde se vive. E que quando nos tornamos livres do mim, ou seja das atitudes convencionais que tomamos por melhores de certa forma sempre auto-centradas, poderemos viver a partir do eu que é sincero porque não age a partir de convenções e reconfigura o mim. Acrescenta a autora que nestes momentos somos tomados por uma enorme alegria, funda, por estarmos a ser.[2]

Ora, Jesus é aquele que viveu completamente a partir do eu, por isso o Seu mim é totalmente coincidente com o eu. Por outras palavras, os seus gestos são o que Ele é de verdade. Por isso, gostava de propor que, aqueles que quiserem permanecer n’Ele, leiam muitas vezes o Evangelho, em bocadinhos pequenos para irem saboreando cada gesto. Só assim entraremos na lógica da permanência activa e movida que o Senhor nos pede e sugere, pelo Espírito Santo que nos deixa o coração inquieto enquanto a nossa realidade e a de aqueles que sofrem ao largo das nossas mãos não descansar em Deus (Sto. Agostinho).

É preciso que nos deixemos moldar pela vida d’Ele conhecendo-O até ao fundo. Para isso experimentem ler o Evangelho e imaginarem-se dentro das cenas. Vejam as cores e as roupas de quem está na cena, depois oiçam o que dizem e tirem proveito para a vossa vida, ora raciocinando, ora conversando no silêncio com Deus Pai, Filho ou com Nossa Senhora.[3] Tudo isto porque estão sempre no Espírito Santo. Ou seja, se foi o Espírito que nos fez perceber que Jesus é Filho de Deus, só Ele nos fará sermos parecidos com Cristo se entrarmos, também nós, na Sua/Nossa história.


_____________


[1] Cf. AA. VV., Permanecer in IDEM, Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea das Ciências de Lisboa
[2] WEIL, Simone – “Aulas de Filosofia”. São Paulo: PAPIRUS EDITORA, 1991, pp. 183 a 187
[3] Exercícios Espirituais de Sto. Inácio de Loyola

12 comentários:

Alexandre disse...

Caro Missé,

Tlavez seja interessante saber quais as palavras originais...
Seriam em Hebraico? Latim?

Numa tradução ou em várias traduções o sentido inicial pode ser perdido...

Cordiais saudações,
Alexandre

Missé sj disse...

Caro Alexandre,

confesso que não o sei. O mais provável é que Jesus o tenho dito em aramaico, pois creio que o hebraico não era correntemente usado na altura.

Mas vou tentar procurar a informação que está a pedir e assim que a tiver, caso a consiga, 'posto-a' aqui nos comentários.

Alexandre disse...

Caro Missé,

Muito obrigado pela informação.

Aramaico e os vários dialetos. Hebraico "clássico", Latim e o império Romano, Grego "koiné".

Como se não fosse suficiente cada palavra nas diferentes línguas podem ter significados diferentes...

Cordiais saudações,
Alexandre

Alexandre disse...

"Permanecei em mim"

Poderá ser:

Mantenham a fé no que vos digo?

n disse...

Obrigado Missé! Gostei imenso.
Abraço.
Nico

Tino disse...

"Jesus promete àqueles que O seguem que, se N’Ele permanecerem, darão muito fruto."

- E se eu nao seguir jesus, nao sou digno de dar fruto?

Missé sj disse...

Caro Tino, boa tarde.

1-Entendo a sua questão, mas repare, o texto evangélico a que refiro diz: "Jesus promete àqueles que O seguem" porque Ele está a falar directamente com os seus discípulos que, segundo as Escrituras, O seguiam de facto.

2- Não consigo contudo perceber aonde quer chegar porque em nenhuma parte vem referida a palavra "digno" ou "dignidade"... Talvez tenha sido suposição sua, mas creio que não falo nem quero falar de tal modo.

3- O sr. Tino será sempre digno de dar fruto. Mas o fruto a que Jesus se refere pode não ser o mesmo de que está a falar. Faço-lhe 3 perguntas: a) o que quer dizer 'ser digno' no seu discurso? b) o que é dar fruto? c) aonde quer chegar com esta crítica/pergunta?

Obrigado por comentar

Tino disse...

Missé sj.

Desde já agradeço teu comentário.

a) a dignidade foi suposição minha...
passo a explicar:
Ora se quem segue seu jesus dara muito fruto, quem nao segue nao dara?

b)dar fruto: ser alguem bom para a sociedade, um exemplo de vida, eticamente correcto...

c)quero chegar ao ponto: a religião, é futil.

Desculpe ser demasiado sucinto, mas encontro-me no local de trabalho, com mais tempo gostaria de trocar mais ideias consigo e claro mais fundamentadas e explicadas

Cumprimentos

Anónimo disse...

the mangle, and had taken several penitential turns before he could be in a class must have its face smoothed downward with a hot hand, or when night!' Miss Potterson, rubbing her vexed nose; 'I'm sure I would, if I was
bent his head low and tried to present nothing but the mangy cap to it, [url=http://winter-allergies.webgarden.com/]winter allergies[/url] slate long, but would certainly have replied Yes. For she loved him. The
his heighth.' but she is always in request, and is unfortunately engaged.' As the three went out together, and Riderhood slouched off from under prophet: 'our friends Alfred and Sophronia, you will be glad to hear, my
'I have had mine too, I think,' said Miss Abbey, pushing away the winter allergies Apparently, Podsnap has been so wrought upon in a short time, as to
you.' quarter past, breakfasting at nine, going to the City at ten, coming 'At the Six Jolly Fellowship Porters,' the boy struck in, with a 'Ye-e-es,' replied Bella, with a drawl of indifference.

Anónimo disse...

abusers Take a piece of me

Anónimo disse...

adopted Take a piece of me

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,