15 de outubro de 2009

A Expulsão da Companhia de Jesus dos domínios portugueses

“A Expulsão da Companhia de Jesus dos domínios portugueses” é o tema de um Colóquio Internacional que decorrerá nos dias 19 e 20 de Outubro na Biblioteca Nacional e que é promovido, entre outras instituições, pela Universidade Católica Portuguesa. Para lá dos objectivos pedagógicos desta iniciativa, é importante também o carácter de lucidez que este colóquio pode imprimir sobre a nossa visão da História: a nossa História como país. Já no século XVIII os jesuítas ofereciam um serviço educativo amplo, distribuído por todo o país e sistematizado na famosa “Ratio Studiorum”. Com a sua expulsão, Portugal perdeu mais do que hoje se pode imaginar. Numa altura de crise profunda do nosso sistema educativo, será da maior utilidade reflectir sobre este assunto. Outros temas do colóquio versarão acerca das sociedades amazónicas e dos projectos que nelas foram interrompidos, das crises diplomáticas de então e também da influência religiosa dos jesuítas do século VXIII.

Pode-se aceder ao programa e às inscrições a partir deste site

4 comentários:

Anónimo disse...

Com a expulsão da Companhia de Jesus, "perdeu Portugal" ou perdeu a Igreja Católica?

João Simões disse...

Parece-me óbvio que perderam ambos. Portugal perdeu toda a capacidade de ensino secundário e superior, para além de muitas outras não mensuráveis perdas. A Igreja perdeu também com a extinção da Companhia, anos mais tarde. Não fora ambas as situações serem danosas e não se teria voltado atrás. Não existiria Companhia de Jesus e os republicanos não poderiam dizer como diziam nas primeiras décadas do século passado: "Anda cá ó Marquês que eles já cá andam outra vez".
Mas eles andam! E vê-se o trabalho que fazem!

Nuno disse...

Como interpretar o gesto impressionante do grande Pe. Pedro Arrupe, quando se ajoelhou a rezar a Deus, próximo da estátua do Marquês de Pombal?

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,