19 de outubro de 2009

Sangue de mártires, semente de cristãos


Hoje a Companhia de Jesus celebra a memória dos Santos Mártires João de Brébeuf, Isaque Jogues e Companheiros. Os oito mártires franceses deram a vida entre 1642 e 1649 no actual território do Canadá, onde se dedicaram ao duríssimo trabalho entre os Hurões.

A missão em que perderam a vida Brébeuf, Jogues e os seus companheiros pode ser considerada uma das mais difíceis de todos os tempos. De facto, estes missionários conheceram condições tremendas de clima, alimentação e alojamento. Através de um país de grandes dimensões, venceram distâncias de várias centenas de quilómetros. Dedicaram-se, durante anos, à aprendizagem duma língua nova, sem qualquer laço de parentesco com as línguas europeias, para comporem um dicionário que permitisse balbuciar, em hurão, os rendimentos da doutrina cristã.

A todas estas dificuldades veio juntar-se a árdua prova do insucesso. Com efeito, depois de uma fase bastante reconfortante de amizade, os missionários encontraram, por parte daqueles a quem vinham anunciar o Evangelho, uma crescente e obstinada resistência. Segundo Brébeuf, esta deveu-se a três factores: imoralidade dos Hurões, apego aos seus costumes; e sucessivas epidemias, cuja responsabilidade atribuíam aos missionários. De 1637 a 1641 a missão viveu constantemente num clima de ameaças e perseguições. Como consequência, o ritmo das conversões foi desesperadamente lento. Só em 1637, após Seia anos de trabalho duro, é que Brébeuf pôde baptizar um adulto que não estivesse em perigo de morte. Em 1641 a missão não tinha ainda mais de 60 cristãos.

A partir de 1642, hordas de hordas de Iroqueses envolvem com uma imensa rede todo o país dos Hurões. Começam então os grandes desastres que continuarão até 1649: ataque aos comboios de canoas ou de gente a pé, correspondência dos missionários apanhada ou destruída; Hurões e Franceses capturados, torturados e massacrados, aldeias saqueadas e incendiadas. O resultado destas sangrentas perseguições foi o esmagamento dos Hurões e o martírio daqueles que tinham oferecido a sua vida para anunciar o Evangelho.

A missão dos Hurões desapareceu com o martírio dos que a fundaram. Da própria tribo, não restavam, em 1650, mais do que uma centenas de sobreviventes (de 30.000 que haviam sido). A dispersão dos Hurões teve como efeito a propagação da fé entre os povos da bacia dos Grandes Lagos do Canadá e das margens do rio Hudson. Estes convertidos formaram o núcleo das comunidades cristãs que os jesuítas irão fundar entre os Iroqueses e os povos do Oeste. Por um desígnio misterioso de Deus, a salvação dada aos Hurões no sangue dos Mártires, germinou e propagou-se por toda a América Setentrional.


Passados quase quatro séculos a missão de evangelização continua a ser muito difícil em muitos lugares do mundo, inclusivamente na velha Europa, onde a secularização avança a um ritmo acelerado. O impressionante testemunho destes oito jesuítas, canonizados por Pio XI em 1930, constitui para mim um forte sinal de esperança: quando o Evangelho é vivido e anunciado com dedicação e amor, nunca deixará de produzir os seus frutos, mesmo se décadas ou séculos depois.


Texto baseado na obra Santos e Beatos da Companhia de Jesus. Braga, Secretariado Nacional do Apostolado de Oração e Livraria Apostolado da Imprensa, 1974.



2 comentários:

Anónimo disse...

Lendo este texto pensei: como é q estes missionários não desistiram? Onde foram buscar força para resistir? Realmente só Deus poderá dar essa força.
No mundo de hoje a mensagem de Deus é tão dificil de passar. Há tantas epidemias desfarçadas ou não a remar contra a mensagem de Deus. Ainda hoje ouvi o comentário de um "ilustre escritor" se referir a Deus considerando-O cruel, mentiroso, castigador e muito mais q já nem recordo. Não fundamentava estes adjectivos, pelo menos não ouvi, mas acredito q passará essa imagem com sucesso para algumas pessoas. A missão dos seguidores de Jesus continua a não ser fácil, mas o exemplo destes e de outros jesuítas dão-nos bons motivos de esperança.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,