8 de novembro de 2009

O Senhor cuida


Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver».


O sentido do Evangelho de hoje é quase demasiado evidente. Eles deitaram apenas do que lhes sobrava, ela deitou tudo quanto tinha. E claro, não é difícil tirar uma lição deste excerto para uma atitude de vida: Uns dão-se com meias medidas, outros entregam-se totalmente.
Em qual dos dois conjuntos queremos estar?

É uma lição possível. Mas vou procurar ainda outro sentido, ou aprofundar o mesmo.

Uma das leituras que acompanha hoje o Evangelho, a primeira, narra o encontro de Elias com a viúva de Sarepta:

Naqueles dias, o profeta Elias pôs-se a caminho e foi a Sarepta.
Ao chegar às portas da cidade, encontrou uma viúva a apanhar lenha.
Chamou-a e disse-lhe:
«Por favor, traz-me uma bilha de água para eu beber».
Quando ela ia a buscar a água, Elias chamou-a e disse:
«Por favor, traz-me também um pedaço de pão».
Mas ela respondeu: «Tão certo como estar vivo o Senhor, teu Deus, eu não tenho pão cozido, mas somente um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite na almotolia. Vim apanhar dois cavacos de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho. Depois comeremos e esperaremos a morte».
Elias disse-lhe: «Não temas; volta e faz como disseste. Mas primeiro coze um pãozinho e traz-mo aqui. Depois prepararás o resto para ti e teu filho. Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘Não se esgotará a panela da farinha, nem se esvaziará a almotolia do azeite, até ao dia em que o Senhor mandar chuva sobre a face da terra’».
A mulher foi e fez como Elias lhe mandara; e comeram ele, ela e seu filho. Desde aquele dia, nem a panela da farinha se esgotou, nem se esvaziou a almotolia do azeite, como o Senhor prometera pela boca de Elias.

O Senhor cuida da vida de Elias e da vida da viúva de Sarepta e da sua família. Ela sabe que não pode dar o que Elias lhe pede, pois o que tem já nem para ela e para o seu filho lhe chega. Mas o Senhor promete, pela voz de Elias, o seu cuidado. Não se esgotará a panela da farinha, nem se esvaziará a almotolia do azeite. De tão pouco que tem, não se esgotará. E a viúva, confiada no cuidado do Senhor, faz como o profeta lhe pede. Comeram ele, ela e seu filho e desde aquele dia nem a panela da farinha se esgotou, nem se esvaziou a almotolia do azeite.

A sabedoria deste Evangelho não está em dar tudo quanto se tem irreflectidamente, nem em levar o cristão à penúria por dar todos os bens que possui como oferta no templo, censurando aqueles que dão apenas parte dos seus bens. Não se reduz também, contudo, à lição mais patente – “uns dão-se com meias medidas, outros entregam-se totalmente. Em qual dos dois conjuntos queremos estar?”.

A sabedoria deste Evangelho está antes em dar tudo o que o Senhor nos pede – seja parte do que se tem, seja tudo, seja a própria vida – e não apenas do que nos sobra. Sabendo que Deus lhe pede – como pedia Elias, como alguém que pede um pedaço de pão –, a viúva do Evangelho dá quanto tem para se sustentar. Nem pode dar do que lhe sobra, pois nem tem para que lhe sobre. Restam-lhe duas alternativas, ou guardar para si o dinheiro que tem, ou dá-lo ao Senhor, confiada de que Ele cuidará. Como no episódio da viúva de Sarepta, soa o espanto pela confiança desta mulher. Todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua penúria, deitou tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

No seu amor, o Senhor promete cuidar, das minhas coisas e de mim mesmo. Dos meus bens, dos meus assuntos, das minhas dificuldades, da minha própria vida no seu amor, não me deixará morrer.

Há que saber gerir quanto temos e saber dispor para o nosso sustento, sustento da vida que é dom de Deus. E se virmos na vida o dom de Deus e a vivermos como tal e em resposta de gratidão, essa resposta, dada em tantas palavras e actos, não é menos dom total, nem a nossa oferta é do que nos sobra, mas é a vida toda. Mas que esse saber gerir aquilo que temos e saber dispor para o nosso sustento não tire a nossa confiança quando o Senhor nos pedir algo que nos parece ser de mais, que não se ponha entre o que o Senhor nos pede – como quem pede um pedaço de pão – e aquilo que, confiados no cuidado do Senhor, nos dispomos a oferecer, seja do que é material, seja do nosso tempo e forças, da nossa vitalidade, seja a própria vida.


Bem-aventurada esta mulher que deteve sobre si o olhar do Senhor.


4 de Outubro de 2009 - Dom XXXII do Tempo Comum
LEITURA 1 Reis 17, 10-16

SALMO RESPONSORIAL Salmo 145 (146), 7.8-9a.9bc-10
LEITURA II Hebr 9, 24-28
EVANGELHO Mc 12, 41-44

2 comentários:

Amália disse...

Esta leitura interpela-me muito e sempre assim tem sido. Todos nós certamente admiramos muito a atitude da viúva, mas é tão dificil nos darmos por inteiro. Eu sinto q na maior parte das coisas me dou nas meias medidas. Dou alguma coisinha mas acomodo-me e fico pelas meias medidas. Se calhar o Senhor pede-me mais e eu faço ouvidos de mercador.Olha Senhor não posso não tenho tempo. Então e eu tb não tenho direito a outras coisas? Tudo isto é humano, e acontece secalhar com todos nós. Mas é bom reflectir um pouco, e perceber q podemos fazer um pouco mais. Isso aconteceu-me esta semana, eu senti q o Senhor me estava a pedir um pouco do meu tempo para dar uma ajuda a alguem mas fiz batota e não lhe dei esse tempo, pq tinha uma coisa para fazer naquele dia mas q poderia ter feito no dia seguinte. Estas leituras fazem-nos bem acordam-nos para a realidade da nossa vidinha. Obrigada pela sua reflexão.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,