14 de novembro de 2009

passados cento e dois anos...

Padre Pedro Arrupe. Certamente, neste blogue, já todos lemos algo sobre ele. Hoje, dia 14 de Novembro, comemoramos o centésimo segundo aniversário do seu nascimento. E isto constitui um motivo mesmo grande de alegria. Como já tivemos a ocasião de expor aqui a sua história, não a vou repetir novamente. Vou falar somente de um pequeno aspecto sobre o padre Arrupe.




Todos o conhecem por Pedro Arrupe ou Peru, nome que lhe chamavam em criança. Mas há um nome oculto. Um nome de Arrupe que poucos sabem. Pedro Arrupe Gondra, era o seu nome. Curiosamente, foi por sua mãe, Dolores, que falecera quando Pedro tinha apenas oito anos, que ele veio a ter este nome desconhecido, oculto, mas presente: Gondra.

Este nome escondido, remete-me para o escondimento onde Pedro Arrupe tratava todas as coisas com o “hóspede divino”, o Deus que trabalhava em si, sempre “a longo prazo”, nesse “ócio mais activo” onde Deus Se comunicava e oferecia. Tal como Gondra surge como nome/face oculta, diante da força da palavra Arrupe, também a sua vida oculta, tempo ganho diante de Deus, era a face oculta diante da transparência activa do amor de Deus, que Pedro foi.

Manifestava essa transparência na sua constante alegria simples, na forma como confiava nas pessoas, na sua convicção profunda de que deveríamos saber como combinar o serviço da fé com a promoção da justiça, no seu amor concreto à Igreja, na sua proximidade familiar com Deus.

Efectivamente os grandes homens não são os que mostram o que valem, mas os que acreditam na validade de todos os outros e colocam todo o seu empenho nessa descoberta por parte dos que desconhecem ser vasos de barro, habitados por um precioso tesouro.

Uma vida destas não se improvisa. Começa no oculto, no não dito, nesse espaço onde as palavras são acção. ”Senhor, a Tua imagem sobre mim bastará para mudar-me.”

2 comentários:

Ana Sampaio disse...

Gostei muito."Uma vida destas não se improvisa." fez-me parar e pensar que também não quero chegar ao final e olhando pra trás ver que foi tudo um grande improviso e para isso são necessários silêncio e recolhimento, para que o Senhor trabalhe em nós. Obrigada :)

p.s. tenho me lembrado de ti Missé, não imaginas, subitamente uma paixão assolapada pelos Beatles, deve ser a crise dos 20 e poucos :)
Abraço

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,