10 de novembro de 2009

Porquê Deus se Temos a Ciência?


Está à venda, em todo o país o livro Porquê Deus se Temos a Ciência?

O primeiro livro da colecção Rumos do Pensamento, com coordenação editorial do Professor Doutor Manuel Curado, reúne textos de diversos especialistas nacionais e trata do diálogo entre Ciência e Religião. Este livro tem contributos de Manuel Curado (Org.); Alfredo Dinis; Álvaro Balsas; Artur Galvão; Francisco Teixeira; Miguel Vieira; Paulo Alexandre e Castro; Sofia Reimão.

Deixamos o leitor com um excerto do texto:
Deus não se vai embora. Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde têm de ter uma posição sobre a existência de Deus. Não se conhece nenhuma sociedade que não tenha crenças e comportamentos religiosos. Estes dois factos são extraordinários. Se existissem excepções, a vida humana seria radicalmente diferente… Seja como for, a relação entre os seres humanos e o religioso é inesgotável. O presente volume procura compreender alguns dos aspectos dessa relação…
Estamos perante um choque de titãs. A explicação religiosa da realidade não parece admitir a explicação científica, e vice-versa. Deriva isto de vivermos num mundo que só tem uma verdade? Deriva isto das limitações das estruturas cognitivas dos seres humanos? Deriva isto do estado de conhecimento científico que alcançámos? Ninguém tem ainda a certeza de como responder a estas questões. Não sabemos se a aparente incompatibilidade entre a Religião e a Ciência é circunstancial ou constitutiva. O debate está aberto e, tanto quanto pode ser percebido, está para durar.

Manuel Curado

Coordenador Editorial da Colecção Rumos do Pensamento

Fronteira do Caos Editores

Com coordenação editorial do Professor Doutor Manuel Curado vai ser lançada esta semana a colecção Rumos do Pensamento. A presente colecção visa publicar textos do mais alto nível científico e académico, com amplitude suficiente para abarcar diversas áreas do saber, como a Filosofia, a Bioética, Sociologia, Ciências Cognitivas, Medicina ou a Teologia, só para citar alguns. Os livros a publicar serão de autores nacionais e internacionais, estando prevista a publicação de três livros até Fevereiro de 2010. O primeiro livro desta colecção intitula-se «Porquê Deus se Temos a Ciência?» e consiste numa antologia de textos, escritos por diversos especialistas acerca do diálogo entre ciência e religião



Breve Curriculum Vitae
do Professor Doutor Manuel Curado

Professor da Universidade do Minho, Auditor de Defesa Nacional, Doutorado cum laude pela Universidade de Salamanca, Mestre pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa, e titular do Curso de Alta Direcção para a Administração Pública. Autor dos livros Direito Biomédico (2008), Luz Misteriosa: A Consciência no Mundo Físico (2007) e O Mito da Tradução Automática (2000). Editor dos livros Questões Actuais de Bioética (2009), Cartas Italianas, de Verney (2008), Mente, Self e Consciência (2007) e Consciência e Cognição (2004). .

7 comentários:

ermelinda silva disse...

Porquê Deus, se temos a Ciência?

- Um Título interessante mas sem resposta, melhor, com uma pluralidade de respostas que se traduzem nas próprias leis da ciência, do conhecimento, dos saberes empíricos, artísticos,matemáticos, etc.
Estes conhecimentos constituem um paradigma de conhecimentos que são aquisições humanas acerca do que é o seu entendimento do mundo, da origem de tudo, do desenvolvimento humano compactado nas conclusões diárias no espaço e no tempo.

Mas o que/quem é Deus?

Filosoficamente é uma Ideia demonstrável pela razão; ao nível dos costumes e crenças,do pensamento não esclarecido, Deus é tudo, o todo irrefletido, transcendente, superior, poderoso, deslumbrante, inexplicável...; na história da ciência Deus esteve presente até hoje mais como o limite, o muro do conhecimento que a ciência tenta derrubar(com a última experiência falhada do lançamento do acelarador de partículas que irá "à procura da partícula de Deus").
Em religião, na vida dos crentes esclarecidos, Deus é o motor de civilizações: judaica, cristã e muçulmana... e é também Aquele em Quem se acredita sem explicações porque é do domínio da Fé e não do domínio da razão. Nestas, Deus vive-se. É uma realidade dinâmica, principalmente no Cristianismo.
Por mais que se queira dispensar Deus, Ele está além desde sempre; está aqui, desde sempre; está aquém, desde sempre, está para além desde sempre... Tudo o mais são escritos, polémicas, investigações históricas, cultura e religião em livro.
Só que Deus escapa ao Livro, como Jesus Cristo escapou à Morte e Ressuscitou entrando na Eternidade do Criador que é Deus, e deixando-nos o Seu modelo de Vida para aperfeiçoarmos este mundo enquanto vivemos e o deixarmos cada vez mais perfeito até à perfeição final.
Parabéns pela publicação e vou comprá-la.

sevejocosilva disse...

Título propsitalmente provocatico e infeliz.
"Deus" é a palavra que encontramos para expressar a nossa incompreensão do todo; pois Nele, cremos. Ciência é a palavra que outras pessoas encontraram, para Admiti-lo.
Que o conteúdo seja melhor que o título.

sevejocosilva disse...

Título propsitalmente provocativo e infeliz.
"Deus" é a palavra que encontramos para expressar a nossa incompreensão do todo; pois Nele, cremos. Ciência é a palavra que outras pessoas encontraram, para Admiti-lo.
Que o conteúdo seja melhor que o título.

sevejocosilva disse...

Título propositalmente provocativo e infeliz.
"Deus" é a palavra que encontramos para expressar a nossa incompreensão do todo; pois Nele, cremos. "Ciência" é a palavra que outras pessoas encontraram, para Admiti-lo.
Que o conteúdo seja melhor que o título.

Anónimo disse...

Acho realmente um titulo provocativo e desperta-me muita curiosidade. Receio que não tenha uma linguagem acessivel, que seja demasiado filosófico, mas gostaria muito de lê-lo.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Ana Freitas disse...

O título do livro é provocador!
O livro é uma colectânea de pensamentos.

O Futuro de Deus de Manuel Curado, verdadeiramente genial na sua escrita e retórica cheia de um humor algo sarcástico, perde-se no todo do livro "Porque Deus se temos a ciência"
Talvez a sua edição em separado, e que me perdoem os restantes autores, que também apresentam um trabalho fantástico, fosse mais profícua quer para o escritor, quer para o leitor.

Ana