12 de dezembro de 2009

D. Manuel Clemente - Prémio Pessoa 2009

Fiquei muito contente com a atribuição do Prémio Pessoa a D. Manuel Clemente. A sua «postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância», aliado ao seu voraz «combate à exclusão social», levaram o júri a atribuir o Prémio Pessoa 2009 à pessoa de D. Manuel Clemente.

D. Manuel Clemente apresenta-se como um Homem de Igreja que sabe dialogar com a cultura numa sociedade secularizada: sabe escutar e fazer-se ouvir neste mundo que nos rodeia. Nesse sentido, creio que as suas palavras, em Portugal e os Portugueses, poderão ser-nos muito úteis, a nós, cristãos que procuram anunciar o Evangelho no século XXI.

Sendo impossível expressar toda a riqueza da obra, deixo uma pequena citação de D. Manuel Clemente que expressa o seu olhar em torno da sociedade contemporânea:

«a um mundo assim, teremos de responder, antes de mais, amando-o. Quero dizer, integrando com inteligência e coração a sociedade contemporânea, no que consegue e no que indaga: ganhando em cada domínio a maior competência, que o mesmo é dizer a maior verdade. E mostrando aí e nunca de fora – ou indo na onda das religiões da necessidade e da evasão – que Jesus Cristo não entrava, antes estimula a aventura humana, dando-lhe com a sua Páscoa um critério e uma esperança insubstituíveis»

Título: Portugal e os Portugueses
Autor: D. Manuel Clemente
Editora: Assírio & Alvim