13 de dezembro de 2009

Nisto consiste a alegria: não em que nós
nos tenhamos alegrado por Ele,
mas em que Ele se alegrou primeiro
por nós.

Quem disse que o Cristianismo, o Evangelho, a vida, eram tristes?

Muitas vezes, os cristãos. Mas isto não deixa de ser uma observação superficial.

A liturgia é a oração da Igreja como comunidade,
e ela guarda e exprime o mais sólido e profundo da Fé Cristã.

Segundo aquela, hoje é o Terceiro Domingo de Advento, que é nomeado como Domingo “de Gaudete”, isto significa: Domingo da Alegria.
Estamos a duas semanas da grande celebração, depois da Páscoa de Ressurreição e intimamen-te relacionada com ela: o Nascimento de Jesus. O Deus a quem todos o temos imaginado com os adjectivos típicos de Omnipotente, Omnisciente, Omnipresente, mostra-se-nos como omnidepen-dente, omni-ignorante, presente num comedouro de vacas. E, como diz o Evangelho de Lucas, tudo era alegria em Belém!!!
Desde então, temos sempre um motivo para a alegria…como diz Jesus: “Já ninguém vos poderá tirar a vossa alegria!!!” (cf. João 16, 22).

Seria um exercício salutar procurar nos Evangelhos, nas Cartas Apostólicas e nos Actos dos Apóstolos (por serem os livros da Bíblia que transmitem mais directamente a experiência da Fé dos primeiros cristãos) a quantidade de vezes que se fala de alegria, gozo, maravilha…
Também no Antigo Testamento, nomeadamente nos Salmos, encontramos alegria por todos os cantos. A alegria por Deus estar connosco. Como mostra disto, hoje não vou a fazer alusão ao Evangelho deste Domingo, mas à leitura do livro de Sofonías e ao livro de Isaías (donde sai o Salmo, esta vez).

Peço aos leitores um exercício de escuta, hoje na missa: contem a quantidade de vezes que ouvem “alegria”, ou os seus sinónimos, nas leituras da celebração.
Adianto a primeira frase da 1ª leitura, para praticar:
Exulta, filha de Sião, rejubila-te Israel; exulta e alegra-te de todo coração, filha de Jerusalém!!!”

Quem diz que temos que ser tristes para sermos santos? Santa Teresa de Jesus, gostava de dizer que “Um santo triste, é um triste santo”. A Palavra de Deus, claramente neste Domingo, também nos mostra como a Alegria é marca e sintoma da cercania de Deus, e de nós com Ele.
Deus é alegre, como diz a primeira leitura de hoje, num anúncio do apaixonamento de Deus por nós (por cada um de nos!!!!):
“Ele exulta de alegria por ti, e te renovará com o seu amor, estará cheio de alegria por ti, como nos dias de festa”.

Paro aqui, porque se não vou fazer o exercício completo…

Por último, se reparamos bem, descobrimos uma coisa maravilhosa: a mensagem que fica depois de lerem as palavras em negrito deste texto, é que Deus alegra-se por nósantes de que nós nos alegremos por Ele (na Consoada, na Noite de Natal). Este é o nosso Deus. Esta é a Fé da Igreja, que celebramos na liturgia.

Bom Domingo a todos.

(Leituras de hoje: 1ª: Sofonias 3, 14-18ª; Sal: Isaías 12, 2-6;
2ª: Filipenses 4, 4-7; Evangelho: Lucas 3, 10-18)

5 comentários:

Xiquinho disse...

Quem disse que o Cristianismo, o Evangelho, a vida, eram tristes?

Entre outros, Umberto Eco, em ‘O Nome da Rosa’. E eu acrescentaria, sem sentido de humor... Excepto, diz a minha Milu, quando o Alfredo Dinis nos tenta demonstrar que o ateísmo contemporâneo anda equivocado :)

Anónimo do séc. XXI disse...

Quando se diz que algo é triste é porque não abre caminhos de futuro. Ora, o cristianismo abriu e, no meu ponto de vista, continua e continuará a abrir caminhos de futuro. O ateísmo não será triste enquanto for um desafio ao presente e aos futuros que o cristianismo quer propor. Agora, Sr. Xiquinho, sem ter de recorrer a outros (Umberto Eco e Milu), procure dizer por si: porque é que o cristianismo lhe parece triste?

Amante da Contemplação. disse...

Um Santo Advento, cheio de Alegria e Esperança.

Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a Boa-Nova é anunciada aos pobres.

Que o Messias esteja nos teus olhos, mãos e fundamentalmente no coração manso e humilde.

Pax Christi

Anónimo disse...

preventing Take a piece of me

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,