12 de janeiro de 2010

Exposição

Made in Germany: Arquitectura e religião

A Ordem dos Arquitectos, em parceria com o Goethe-Institut Lisboa, apresenta entre 5 e 28 de Fevereiro a exposição “Made in Germany: Arquitectura + Religião”, a que estarão associados alguns eventos paralelos, propostos pelos arquitectos João Alves da Cunha e João Norton de Matos, sacerdote jesuíta, na qualidade de comissários desta iniciativa.

Esta exposição temática, que na sua estada em Lisboa será exposta na Sala do Veado dos Museus da Politécnica, tem como objectivo proporcionar uma visão sobre a nova arquitectura religiosa, através da apresentação de nove edifícios recentes de várias confissões na Alemanha.

Estes nove exemplos de arquitectura contemporânea alemã são apreciados pelas respectivas comunidades como locais de paz e meditação, mas assumem também uma relevância cultural inquestionável, enquanto espaços que testemunham as idiossincrasias do nosso tempo tão marcado pelo balançar entre ruptura e repetição.

A exposição, composta por dez torres (80x80x210cm) - uma de apresentação geral e uma por projecto com maqueta e painéis - tem cumprido um programa de itinerância que, desde 2005, vem percorrendo inúmeras cidades, como Brasília, Atenas, Nairobi, Toulouse, Kiev, Mumbai, Bruxelas, Caracas, Casablanca e Banguecoque.


Obras apresentadas: Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Munique (1996-2000) (Allmann, Sattler e Wappner); Igreja de São Teodoro, Colónia (1999-2001) (Paul Böhm); Pavilhão de Cristo, Volkenroda (2001) (Von Gerkan, Marg e associados); Igreja de Maria Madalena, Freiburg im Breisgau (2002-2004) (Kister Scheithauer Gross); Casa de Retiro, Meschede (1999-2001) (Peter Kulka e Konstantin Pichler); Capela da Consagração, Munique (1999-2000) (Prof. Andreas Meck e Stephan Köppel); Capela da Reconciliação, Berlim (1996-2000) (Reitermann e Sassenroth); Crematório Baumschulenweg, Berlim (1992-1998) (Axel Schultes e Charlotte Frank); Sinagoga, Dresden (1998-2001) (Wandel, Hoefer, Lorch + Hirsch).


Colóquio

Em complemento à exposição, realizar-se-á um colóquio e duas mesas redondas, no dia 20 de Fevereiro, com a participação de cinco convidados alemães – o teólogo Walter Zhaner e os arquitectos Paul Böhm, Amandus Sattler, e Ulrich e Ilse Königs – e quatro convidados portugueses – os padres Tolentino Mendonça e Bernardo Miranda e os arquitectos Diogo Lino Pimentel e José Manuel Fernandes.

Neste encontro, que decorrerá no Goethe-Institut (Campo dos Mártires da Pátria, Lisboa), será debatido o panorama e contexto histórico da arquitectura religiosa alemã do último século, ilustrado com maior detalhe por três obras recentes de particular interesse para a realidade portuguesa.

09h00
Recepção e entrega de documentação

09h30
Abertura
D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa
Joachim Bernauer (Director do Goethe-Institut Lisboa)
João Belo Rodeia (Presidente da Ordem dos Arquitectos)
João Alves da Cunha (arquitecto)

10h00
Conferência - Walter Zhaner (Comissão para a Arquitectura Eclesiástica da Conferência Episcopal Alemã)

10h45
Apresentação do projecto «Igreja de São Teodoro, Colónia (2001)» (Arq.º Paul Böhm)


11h45
Intervalo

12h00
Mesa Redonda «A liturgia como programa» (Walter Zhaner, Paul Böhm, Diogo Pimentel, Pe. Carlos Cabecinhas; moderador: P. João Norton de Matos, sj)

13h00
Almoço

15h00
Apresentação do projecto «Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Munique (2000)» (Arq.º Amandus Sattler)


15h45
Apresentação do projecto Igreja de S. Francisco, Regensburg (2004) (Arq.º Ulrich Königs)

16h45
Intervalo

17h00
Mesa Redonda «Arte na igreja e igreja na cidade» (Amandus Sattler, Ulrich Königs, José Manuel Fernandes, P. Tolentino Mendonça; moderador: João Alves da Cunha)

18h00
Encerramento (P. João Norton de Matos, sj)


Intercâmbio Portugal-Alemanha

Esta iniciativa, agendada para os dias 17, 18 e 19 de Fevereiro, pretende promover o encontro de culturas, pensamentos e ideias, enriquecido pela partilha, debate e vivência de participantes de Portugal e Alemanha. Viagem de estudo e aprendizagem, de troca de conhecimento, reflexões e pontos de vista, num percurso por Portugal, catalisador de novas abordagens, novas perspectivas e novos passos. Tempo para olhar o presente e pensar o futuro.


17 de Fevereiro
Manhã: Chegada e recepção dos participantes; Capela de São José, Vila Nova de Gaia - Visita guiada pelo Arq.º José F. Gonçalves
Tarde: Museu de Serralves; Igreja de Santa Maria, Marco de Canavezes
Noite: Casa da Música - Encontro com arquitectos

18 de Fevereiro
Manhã: Igreja de N. Sra. do Rosário, Fátima
Tarde: Santuário de Fátima, Fátima - Visita guiada pela Arq.ª. Joana Delgado; Igreja de Santo António, Portalegre - Visita guiada pelo Arq.º João Carrilho da Graça7
Noite: Concerto na Sé de Évora

19 de Fevereiro
Manhã: Museu de Arte Sacra, Évora - Visita guiada pelo Arq.º João Carrilho da Graça; Parque das Nações, Lisboa
Tarde: Igreja e Centro Cultural Dominicano, Lisboa - Visita guiada pelo Arq.º José F. Gonçalves; Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa
Noite: Centro Cultural de Belém, Lisboa - Encontro com arquitectos

in: http://www.snpcultura.org/tvb_made_in_germany_arquitectura_religiao.html