23 de maio de 2010

Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a face da terra.


Termina hoje, Domingo de Pentecostes, o Tempo Pascal. Mas a vida continua. E embora não saibamos como continuará - pelo menos não temos certezas, podemos talvez pensar sobre a forma como gostaríamos que continuasse.
Em tempo de “crises” certamente que gostaríamos que houvesse uma renovação da terra, ou seja, que tudo aquilo que vem trazendo tristeza, sofrimento, preocupações, ... fosse renovado, transformado, de forma a termos um mundo melhor, mais justo, mais alegre...

Podemos então aproveitar esta festa, em que se revive a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, para iniciarmos esse empreendimento. Sim, iniciarmos - no plural. Não nos podemos esquecer que, para termos um mundo melhor, TODOS temos de pôr as “mãos na massa”. E, se calhar, começar por nos renovarmos a nós mesmos.

Imaginemos como estariam os apóstolos após tudo o que se passou com Jesus: a sua Morte e Ressurreição. Talvez angustiados, tristes, sem perceber o que se tinha passado com o seu Mestre, sem saber o que seria das suas vidas. Estavam em “crise”. E tudo isso porque a Morte de Jesus tinha surgido de uma forma completamente inesperada e dura. Essa “crise” surgiu quando menos a esperavam. Tudo o que eles pudessem ter imaginado sobre Jesus, sobre as suas vidas com Jesus, ou sobre A VIDA, depois de O terem conhecido, tinha ido por água abaixo. Eis senão que, quando já não esperavam nada, quando estavam reunidos e fechados em casa com medo do que lhes podia acontecer, do que poderia ser o seu futuro, Jesus aparece no meio deles. E aqui, espanto dos espantos, as primeiras palavras de Jesus são: “A paz esteja convosco”. É isso que nos traz o Jesus ressuscitado. Uma paz que tira o medo, que pôs os discípulos a caminho, que nos põe a caminho. O Espírito Santo vence o medo.

De acordo com o Papa Bento XVI, a descrição deste episódio, feita nos Actos dos Apóstolos, tenciona acentuar a atitude interior dos discípulos: ”Todos, unidos pelo mesmo sentimento, se entregavam assiduamente à oração” (Act 1, 14). Por conseguinte, a concórdia dos discípulos é a condição para que venha o Espírito Santo; e a condição prévia da concórdia é a oração.” Procuremos essa vida de oração, pedindo ajuda a Nossa Senhora, Mãe de Jesus. Nossa Senhora é cheia de graça, cheia do Espírito Santo, porque vazia de si. É esta disposição de vazio, de abandono de si mesmo, que permite que o Espírito Santo habite em cada um de nós e actue no mundo através de cada um de nós.

“É melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei.” (Jo 16, 7) Jesus partiu para junto do Pai, mas não nos deixou sozinhos. Recebamos o Espírito Santo, para assim conseguirmos dizer “SIM” ao convite de Jesus para viver e anunciar a sua Ressurreição.

Termino com algumas palavras que Bento XVI proferiu na missa do Porto, aquando da sua recente viagem a Portugal: “Meus irmãos e irmãs, é necessário que vos torneis comigo testemunhas da ressurreição de Jesus. Na realidade, se não fordes vós as suas testemunhas no próprio ambiente, quem o será em vosso lugar? O cristão é, na Igreja e com a Igreja, um missionário de Cristo enviado ao mundo. Esta é a missão inadiável de cada comunidade eclesial: receber de Deus e oferecer ao mundo Cristo ressuscitado, para que todas as situações de definhamento e morte se transformem, pelo Espírito, em ocasiões de crescimento e vida. Para isso, em cada celebração eucarística, ouviremos mais atentamente a Palavra de Cristo e saborearemos assiduamente o Pão da sua presença. Isto fará de nós testemunhas e, mais ainda, portadores de Jesus ressuscitado no mundo, levando-O para os diversos sectores da sociedade e quantos neles vivem e trabalham, irradiando aquela «vida em abundância» (Jo, 10, 10) que Ele nos ganhou com a sua cruz e ressurreição e que sacia os mais legítimos anseios do coração humano.”

1 comentário:

Anónimo disse...

Wow, fantastic blog structure! How lengthy have you ever been running a
blog for? you made blogging look easy. The whole glance of your site is fantastic, let alone the content!


my web page; website