23 de setembro de 2010

Porquê AfterBen?

Já muitos ouvimos falar do AfterBen, recebemos mails, vimos publicidade no Facebook, na faculdade, à porta da Igreja.

Já sabemos o que é, mas sabemos porquê este nome? Literalmente, “AfterBen” significa depois de Bento XVI. Em 2003, vimos pela primeira vez a palavra After associada a um mega-encontro de juventude, organizado pela Companhia de Jesus (jesuítas), em Portugal. Na altura, o AfterXav serviu para celebrar os 450 anos da morte de S. Francisco Xavier. A re-edição, de 2005, celebrou os 500 anos do seu nascimento. Em 2009, outro Santo foi recordado, com novo After: o AfterPaul juntou mais de 700 pessoas, que se uniram ao sentir de toda a Igreja na celebração dos 2000 anos do nascimento do Apóstolo S. Paulo.

O After ficou uma “imagem de marca” destes mega-encontros e destas celebrações! Este ano, Portugal e os Portugueses tivemos o privilégio de receber o Papa Bento XVI. Milhares de pessoas associaram-se e celebraram com o Papa em Lisboa, em Fátima e no Porto. O Papa deixou-nos um grande desafio: pensar o amanhã. O Amanhã do Mundo, o Amanhã da Igreja, o Amanhã de cada um dos que se sente interpelado a dar de si e a dar-se todo.

Porquê AfterBen? Porque depois da visita do Santo Padre Bento XVI e das suas interpelações, só podíamos juntar-nos e procurar respostas para o amanhã que nos espera!

Toda a informação e inscrições em www.afterben.com.

video

5 comentários:

Anónimo disse...

Idade é um requisito que está sempre presente nas vossas iniciativas... mas é mesmo a do BI...

Sinais no Mundo... disse...

AfterBen é um tema da maior importância na nossa Querida Igreja!

Embora seja essa a tentação na dissecação sobre a pertinência deste assunto prefiro, intecionalmente, uma linguagem simples...

Em poder de Síntese depois de Rezarmos as Bem-Aventuranças, de Mateus ou Lucas, concluirmos: (...) eu te bendigo ó Pai por aquilo que revelaste aaos pequeninos e humildes e escondeste aos sábios e inteligentes!

Temos de Orar como o Mestre nesta Sociedade onde ganha cada vez mais espaço a " Cultura da Morte " pela da ...." VIDA " e com um coração manso e humilde orarmos: Senhor nunca tenha onde descansar a minha cabeça....

VEM E SEGUE-ME!

samuel sj disse...

Caríssimo,
a idade é um requisito para podermos seleccionar, de alguma maneira e positivamente, o público a quem dirigimos as nossas propostas. Neste caso, o apelo do Papa Bento XVI que inspirou o AfterBen, é o de os jovens pensarem o amanhã que os espera.
De qualquer modo, relembro-lhe que temos iniciativas para todas as idades, logo desde os 6 anos: a Casa da Torre oferece Exercícios Espirituais para Crianças; os Exercícios Espirituais podem ser feitos por todos os adultos; os Centros Universitários têm propostas para universitários e jovens adultos; os Círculos Vieira, Loyola, Xavier e aCABados têm propostas muito interessantes para adultos.
Isto para além das actividades pontuais organizadas pelos Centros (CUPAV, Lisboa; CUMN, Coimbra; CREU, Porto; CAB, Braga)e pelas nossas casas de Exercícios (Rodízio, Sintra; e Casa da Torre, Soutelo).
Pode encontrar o programa para 2010/2011 em www.jesuitas.pt.

samuel sj disse...

Obrigado, Sinais do Mundo, pelo apoio. Os carismas e formas de estar da Igreja devem todos beber na mesma fonte e caminhar para o mesmo destino: Jesus Cristo. As Escrituras sem dúvida que são o alicerce para conhecermos a vontade de Deus e sabermos viver de coração agradecido. Só um coração agradecido e um homem de oração pode fazer jorrar a vida, bendizer ao Pai e ser um dos "pequeninos do Reino".

Anónimo disse...

Carissimo Samuel sj

Vai desculpar-me mas tb me irritam essas restrições etárias. Tenho mais de 30 anos e tenho participado em iniciativas com jovens onde me sinto imensamente bem e tem sido extraordinariamente enriquecedoras.

Ana Luísa Ponces