11 de novembro de 2010

Revista "Brotéria" já está presente na internet



O "site" da Brotéria já existe!
Aqui vai poder ser gratuitamente consultado e dele constarão numa primeira fase:
- Os índices dos artigos da Revista Brotéria, desde 1938 até à actualidade, pesquisáveis por título, autor e ano de publicação. Neste momento estão também disponíveis em PDF todas as revistas do ano de 2009.
- Destaque de alguns artigos publicados nos últimos números.
Numa segunda fase passarão ainda a estar disponíveis outros documentos e publicações existentes na biblioteca da Brotéria.
Como se vê, é um "programa" ambicioso e hoje indispensável que fornece aos nossos leitores e a outras pessoas e instituições uma vasta e interessante oferta e que irá sendo progressivamente posto em prática e actualizado.
É, para nós, Revista Brotéria, um motivo de alegria e de satisfação poder servir deste novo modo o nosso público, os nossos amigos e os nossos leitores, amantes da cultura e do Cristianismo.
A todos os que contribuíram para a realização desta iniciativa, o nosso muito obrigado.
Longa e feliz vida ao site www.broteria.pt !. ..
P. António Vaz Pinto, SJ


"A revista Brotéria foi fundada nos princípios de 1902, como Revista de Ciências Naturais do Colégio de S. Fiel, pelos padres Joaquim da Silva Tavares, Carlos Zimmerman e Cândido Mendes. Tomou o nome de Brotéria, em homenagem ao célebre naturalista português Félix de Avelar Brotero(1744-1829). Em 1907 aparece organizada em três séries: duas mais especlalizadas-Série Botânica e Série Zoológica, e outra de Vulgarização Científica. Em 1925 a série de Vulgarização Científica começou a publicar-se como Revista de Cultura Geral e a partir de 1932 ficaram as suas séries científicas fundidas na de Ciências Naturais."
adaptado de: António Lopes, Roteiro Histórico dos Jesuítas em Lisboa, Braga, AI/AO, 1985

Sem comentários: