10 de janeiro de 2011

Actividades do CAB

Fim de semana de oração

Nestes posts dedicados ao CAB (Centro Académico de Braga),é a vez de escrever acerca das actividades mais recorrentes e mais pontuais.

O CAB tem um programa de actividades que se mantêm num ritmo semanal ou mensal e que, por assim dizer, acabam por marcar os principais momentos de encontro e convívio dos vários grupos que aqui se reúnem. Uma das actividades centrais semanais é a missa de 4a feira, sempre às 19.15h, que é animada com cânticos e algumas dinâmicas mais preparadas e onde habitualmente se reúne um bom grupo de animadores, universitários e amigos que se juntam a meio da semana para rezar. Todas as 4as feiras, depois da missa, alguns dos animadores ou outros amigos que se oferecem, fazem o jantar para quem quiser ficar depois da missa e conviver. São sempre momentos marcantes e essenciais da vida do CAB. Para além das missas de 4a feira, o CAB tem ainda missa às 3as e 5as feiras, à mesma hora.

Uma vez por mês, depois do jantar de 4a feira, tem lugar o "À mesa é que a gente se entende". Uma pessoa convidada vem jantar connosco e, no fim do jantar, tem uma conversa informal com os presentes acerca de temas de interesse para o dia-a-dia: decisões, empreendedorismo e voluntariado, afectividade e sexualidade, crise económica, redes sociais, são os vários temas previstos para estas conversas, que não pretendem ser conferências, mas trocas de impressões e oportunidade de reflectir sobre estes assuntos.

À mesa é que a gente se entende, sobre "Decisões e prioridades"

Também uma vez por mês têm lugar duas actividades regulares: o "Cinema na praça" em que é projectado em ecrã gigante um filme de qualidade, antecedido por uma breve explicação e chave de leitura; e também o "ora bem", uma hora de oração guiada, na capela do CAB, em que o tema principal deste ano é o rezar com a arte.

Para além destas actividades regulares, o CAB oferece algumas actividades pontuais e de vários géneros:

- O passeio de Carnaval aos Picos da Europa, entre os dias 4 e 8 de Março, com a intenção de aliar o passeio e o convívio com o conhecimento e contacto com paisagens de grande interesse natural, cultural e histórico. 

- A peregrinação à Sra da Peneda, nos dias 1 a 3 de Abril. Dois dias de caminhada espiritual, em direcção a este santuário do Parque da Peneda-Gerês, fazendo o percurso através dos trilhos do Gerês. Um momento privilegiado de, individualmente e em grupo se caminhar em direcção a um maior conhecimento da própria vida, dos seus horizontes, e aprofundamento da relação com Deus.

- Alguns cursos de duas noites ou uma noite e um dia, com o objectivo de fazer desenvolver diferentes aspectos da pessoa: "Há margem para dúvidas", para conhecer e aprofundar a fé cristã; Curso de Medicina Tradicional e vida saudável; Curso de escrita criativa; 

- Para além destas, são também muito centrais as actividades relacionadas com as celebrações do ano litúrgico: a Missa de 4a feira de Cinzas, uma celebração penitencial antes das férias da Páscoa, o Tríduo pascal na Casa da Torre, em Soutelo.

Missa "Rorate" de preparação para o Natal

As datas e as informações mais detalhadas de todas estas actividades e de outras que possam interessar, estão disponíveis no programa, no site do CAB

Bem vindos!

Sem comentários: