3 de janeiro de 2011

CAB - Centro Académico de Braga



Centro Académico de Braga

O Centro Académico de Braga (CAB), é um centro universitário que pertence à Companhia de Jesus e é orientado por um director jesuíta e por um grupo de animadores, todos estudantes das várias universidades de Braga. Para além do Cab, existem em Portugal outros três centros universitários, em Lisboa (CUPAV), Coimbra (CUMN) e Porto (CREU-IL). Ao longo do ano, realizam-se actividades em comum com os outros centros, proporcionando aos estudantes oportunidades fortes de convívio e troca de experiências, por parte de pessoas vindas de meios culturais e académicos muito diversificados.
O Cab completou o ano passado 30 anos de existência. Ao longo destas três décadas, foram passando por aqui várias gerações de estudantes da Universidade Católica e da Universidade do Minho.
Se procurássemos responder à pergunta: “o que é que um universitário encontra no CAB?”, a resposta mais simples seria: um espaço de relação. A idade e a fase da vida em que se encontram os universitários é, em muitos aspectos, uma fase decisiva para a vida de uma pessoa. Para além da óbvia dimensão académica e intelectual, o Cab pretende oferecer espaços que completem a formação integral da pessoa, a nível do intercâmbio de ideias e experiências de vida, criar relações positivas de amizade, descobrir âmbitos mais conscientes e amadurecidos sobre si mesmos, os outros e a fé.
Ser uma associação juvenil de inspiração religiosa católica, não significa reduzir o espaço de acção junto dos universitários, pondo como condição o facto de serem católicos de ou terem fé. Pelo contrário, a ideia é criar e proporcionar um espaço de encontro onde cada um possa expressar as suas convicções, num ambiente de familiaridade e respeito por quem pensa de modo diferente.
Assim sendo, as actividades propostas vão na linha de proporcionar vários tipos de experiências: de mútuo conhecimento, formação e informação sobre as dimensões essenciais do ser humano: o mundo das relações, o futuro, sexualidade, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal; actividades de tipo mais espiritual: celebração da eucaristia, acompanhamento pessoal, experiência de oração, formação bíblica, preparação para o Crisma; actividades lúdicas e culturais: viagens, caminhadas, exposições, cinema, dias de convívio.
Um dos grandes focos de interesse dos universitários que procuram o Cab tem sido o voluntariado, quer na cidade de Braga, em visitas aos sem abrigo (CAB+),  apoio a crianças e famílias de meios desfavorecidos (Gambozinos), quer em experiências de colónias de férias nos Açores, durante o verão (Rabo de Peixe), ou em África (Projecto Sul, Leigos para o desenvolvimento).  
A nível de infra-estruturas, o Cab põe à disposição dos universitários, de forma gratuita, salas de estudo, convívio e reuniões de grupos, sala de computadores com acesso wireless em toda a casa, uma capela e um salão multiusos para convívio, sala de conferências, cinema e bar.
Como espaço de encontro, o que acaba por marcar mais este centro são as pessoas e as relações construtivas e simples que se estabelecem. Nesse aspecto, o trabalho de presença e dedicação dos animadores, juntamente com a ajuda preciosa de vários estudantes jesuítas, da Comunidade Pedro Arrupe, são motivos para que o CAB seja uma casa aberta e onde todos se sentem bem vindos.
O Centro Académico de Braga situa-se na Praça da Faculdade, nº 16, frente à Faculdade de Filosofia da UCP. Mais informações sobre este espaço e aquilo que oferece, basta consultar em www.cab.com.pt ou no facebook. 

Sem comentários: