5 de janeiro de 2011

CVX-U

Este Ano o Cab começou com uma CVX-U.

Desde 2005 que a CVX-Portugal criou uma proposta propedêutica à CVX. Trata-se dum itinerário de aprofundamento da relação com Deus e do consequente discernimento do lugar de cada um na Igreja e no Mundo.


Mas, O que é a CVX-U?

A CVX-U é uma proposta de caminho para, através da prática da oração diária, conhecer melhor Jesus e segui-lo mais de perto na construção do Reino – e experimentar a alegria. A CVX-U ensina a usar os meios propostos nos exercícios espirituais de S. Inácio para unificar a fé e a vida em todas as suas dimensões - e a viver em paz. E tem como objectivo ajudar cada pessoa, através do conhecimento de si e do encontro com Deus, a encontrar o seu lugar próprio na Igreja e no mundo, vivendo a sua vida como missão e serviço – e a descobrir o sentido e a realização.

O Plano da CVX-U está dividido em 3 anos:

Ano 1: Eu, Deus e o Mundo - Conhecimento próprio e aceitação pessoal. A oração. Imagens de Deus, a vontade de Deus e a vocação pessoal. O olhar cristão sobre as coisas, a disponibilidade para o serviço no mundo como missão.

Ano 2: Conhecimento de Jesus Cristo - A pessoa de Jesus e anúncio do Reino: da amizade à colaboração na missão. Os seus valores e o seu estilo. O seguimento de Jesus: ser discípulo para aprender a ser apóstolo.

Ano 3: Santo Inácio, Exercício Espirituais, Carisma e Estilo de Vida CVX - Aprofundar o conhecimento do caminho inaciano proposto pela CVX.


As reuniões têm um esquema comum: partilha, apresentação do trabalho de casa para as próximas semanas e avaliação da reunião. Antes da partilha há um curto tempo de oração.





[este texto foi escrito usando secções do documento: «CVX-U: objectivos, meios, programa»]

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um esquema de prisão mental...

Mas o espírito de falsas verdades continua presente:

"Que fale agora ou se cale para sempre"

A opção não é a verdade mas antes o calar para sempre, o secretismo.

Uma instituição que usa a imagem de cristo na cruz mas que podia ser uma espada... ou são fieis à espada e a beijam ou terão as "forças secretas" a "espada" em acção...

A falta de transparência de uma instituição, que nunca deixou de ser ROMA para subjugar com a imagem de um CRISTO, apresenta-se como o principal sinal de uma realidade que deve ser procurada...

O estranho é que há membros que não procuram a realidade e falam de algo amorfo, com capacidade para tomar qualquer forma mais conveniente para o momento... mas o cerne não deixa de ser o mesmo...

Meditem sobre isto.