17 de fevereiro de 2011

MAGIS2011: COM CRISTO NO CORAÇÃO DO MUNDO

E se uma capital europeia se enchesse de apaixonados? E se 3000 desses se reunissem para se preparar para esse momento?

video

Num rewind de quase 500 anos, encontramos um homem que percebeu que o caminho que leva a Deus é o caminho de ser mais pessoa, de ser mais verdadeiro, de ser mais apaixonado e que isso é ser mais – completamente! – disponível para que Deus Se possa revelar: Inácio de Loiola (1491-1556). Esse Mais por quem Inácio se deixou encontrar levou-o a fazer sua a vontade de falar de Jesus a todas as pessoas com quem se encontrasse. Como ele, muitos homens – os jesuítas – se deixaram encontrar e apaixonaram-se, quiseram fazer-se mais pessoas, quiseram ser Mais.

E, porque a experiência de ser Mais não podia ficar “fechada” em alguns, os jesuítas falaram dela ao mundo, levando homens e mulheres a actualizar este Magis (palavra latina para Mais) nas suas vidas, nas suas culturas, no seu tempo, vivendo para além de si, mostrando com o seu exemplo de vida este sinal de verdade na sua relação de fidelidade com Deus.

Em Agosto, o Papa Bento XVI vai a Madrid encontrar-se com milhares de pessoas na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Porque este Amor que apaixona se pode experimentar de muitas maneiras concretas, os jesuítas e outras congregações religiosas e movimentos estão a preparar o MAGIS2011, mesmo antes da JMJ. Esta iniciativa teve o seu início em 1997, em Paris. Em 2005, em Colónia, chamou-se MAGIS pela primeira vez. Em 2008, celebrou-se em Sidney. Chegou a vez de Madrid.

O MAGIS começará no dia 5 de Agosto, com um encontro geral de todos os participantes, em Loiola. Nele haverá uma "Feira das Nações", um “Musical MAGIS” e ainda uma celebração com o P. Adolfo Nicolás, Geral da Companhia de Jesus. Este encontro internacional acolherá 3000 jovens dos 18 aos 30 anos, vindos de mais de 50 países, de Taiwan à Venezuela.

Depois, os 3000 jovens serão divididos em grupos de 25, de diferentes nacionalidades, e enviados para mais de 100 lugares diferentes, na Península Ibérica. Aí, farão durante 6 dias uma experiência de partilha internacional, com propostas tão variadas como uma peregrinação pelo caminho aragonês de Santiago, trabalho com sem-abrigo em Barcelona, a montagem de teatro de rua junto do Castelo de Xavier ou ainda uma viagem de barco pelo Cantábrico. Algumas experiências serão em França e em Marrocos (peregrinação a Lourdes e encontro com o mundo islâmico em Arzila). Em Portugal, haverá 18 destas experiências, tais como seguir a “rota da lã e do queijo” na Serra da Estrela, "levar a alegria" às crianças hospitalizadas em Santo Tirso, ou aprender a moldar o barro em Monsaraz.

No dia 15 de Agosto, finalmente, todos os grupos viajarão para Madrid, para um dia final de "transição" antes da entrada em pleno na JMJ (de 16 a 21 de Agosto).

Gente de todo o mundo, que quer ser mais. Estar apaixonado é estar com Cristo no coração do mundo.

Todas as informações em www.magis2011.org.

Sem comentários: