24 de maio de 2011

Nossa Senhora da Estrada


A pequena igreja de Nossa Senhora da Estrada (datada do séc. V, originalmente Igreja dos Astalli – família a que pertencia) ficava na rua que dá para o Monte Capitolino. Santo Inácio e os seus Companheiros frequentavam com assiduidade essa igreja, quer para rezar, quer para exercerem aí os ministérios, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação.

S. Inácio teve sempre uma grande devoção a Nossa Senhora, dedicando-lhe muito tempo da sua oração, chamando-lhe Mãe da Companhia. No caminho de Veneza para Roma, quando ia confiar o grupo de Amigos de Jesus nas mãos do Papa, repetia incessantemente Mãe, põe-nos com o Teu Filho, sinal dessa grande devoção e confiança.

O Papa Paulo III acabou por entregar a Igreja aos cuidados dos companheiros de Jesus e, no seu lugar, acabou por ser construída a Igreja do Santíssimo Nome de Jesus – Igreja do Gesù – a primeira igreja da Companhia de Jesus. Para aí foi transladada a imagem da Senhora da Estrada (possivelmente, da segunda metade do séc. XIII), colocada entre o altar de Santo Inácio e o altar-mor, do Santíssimo Nome de Jesus.

A Senhora é representada com o Menino ao colo, sentado na Sua mão esquerda, tendo a mão direita aberta aos fiéis. Na cabeça, tem uma coroa rodeada por uma auréola, olhando de frente para quem a contempla, vestida com um manto dourado. O Menino tem, também, uma auréola e a postura do Pantokrator. Austero, mas de olhar sereno, segura o livro com a mão esquerda e a direita erguida, dando a bênção. É a imagem da Mãe Medianeira da Graça, que apela à confiança no Filho.

Hoje, como no séc. XV, muitos jesuítas se confiam à Mãe, pedindo a Sua intercessão junto do Seu Filho, Jesus, Companheiro e Senhor nosso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nossa Senhora da Estrada, quando é que esta Igreja vai tratar as mulheres como seres iguais aos homens?

Quando é que as mulheres poderão presidir a uma missa?

Nossa Senhora da Estrada, permite que os que andam enganados, se apercebam das atrocidades que defendem e protegem.

Nossa Senhora da Estrada, quando é que uma mulher poderá ser eleita Cardeal?

Anónimo disse...

Nossa Senhora da Estrada, porque juram os Cardeais:

«não revelar a ninguém o que se me confie em segredo, nem divulgar aquilo que poderá acarretar dano ou desonra à Santa Igreja;» ?

Nossa Senhora da Estrada, permite que os que andam enganados, se apercebam das atrocidades que defendem e protegem.