3 de junho de 2012

SANTÍSSIMA TRINDADE | Um tríptico


Giotto | Pentecostes 
Giotto | Visitação
Andrei Rublev | Trindade
Primeiro Painel – na Solenidade de Pentecostes | Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». [Jo 20, 21-23] 
Segundo Painel – na Festa da Visitação de Nossa Senhora | Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». [Lc 1, 41-45]
Terceiro Painel - na Solenidade da Santíssima Trindade | Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». [Mt 28, 18-20]

“Considera hoje e medita em teu coração que o Senhor é o único Deus, no alto dos céus e cá em baixo na terra, e não há outro.[1] A nossa alma espera o Senhor: Ele é o nosso amparo e protector.[2] O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados.[3] «Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».[4]


Notas:
[1] Deut 4, 39 [2] Salmo 32 (33), 20 [3] Rom 8, 16-17 [4] Mt 28, 20

Leituras da Missa:                                    
Deut 4, 32-34.39-40 | Salmo 32 (33), 4-5.6.9.18.19.20.22
Rom 8, 14-17 | Mt 28, 16-20