16 de novembro de 2012

Beato Roque Gonzáles e companheiros mártires


Hoje celebramos a memória dos Beatos Roque González e seus companheiros (Afonso Rodrigues e João del Castillo). O Beato Roque González nasceu no Paraguai, no ano de 1576. Filho de pais espanhóis dedicou-se desde sempre à evangelização dos índios da América Latina. Aos 22 anos, foi ordenado sacerdote diocesano, e já enquanto padre, entrou na Companhia de Jesus em 1609. Foi responsável por um novo estilo de evangelização dos índios guaranis, fundando as célebres Reduções do Paraguai, uma tentativa de conciliar cultura indígena e cultura cristã. Deste modo foi dando instrução aos índios evitando as consequências dolorosas da conquista e da ocupação pelos colonizadores europeus.
A sua morte foi trágica, como podemos imaginar pelo que está retratado no célebre filme dos anos 80, “A Missão” de Roland Joffé.

Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque González e seus companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores.
Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve.
Será que foram inúteis para nós o vosso sangue e as vossas dores no Calvário?
Intercedei por nós para que os injustiçados sejam libertos, os pecadores se convertam, os fracos se fortaleçam, os aflitos sejam confortados.
Vós bem sabeis como é o mundo em que vivemos, como são numerosos os inimigos que nos atacam e sabeis também o quanto somos fracos.
Olhai com bondade para nós e caminhai connosco.
Amém

Sem comentários: