14 de novembro de 2012

S. José Pignatelli



José Pignatelli nasceu em Saragoça, Espanha, em 1737, numa família nobre. Em 1753, com 16 anos, entra na Companhia de Jesus, e foi ordenado sacerdote em 1762. Entregou-se ao apostolado entre os mais pobres.
Estando a Companhia quase extinta, trabalhou muito para a sua restauração. Foi mestre de noviços, provincial de Itália e ainda foi expulso de Nápoles por José Bonaparte, tendo que fugir para Roma. Depois de 40 anos de exílio e com a saúde já muito debilitada, José Pignatelli acabou por morrer, em 1811, sem ver a restauração da Companhia em todo o mundo, que aconteceu em 1814 decretada pelo papa Pio VII.



 Dos escritos de S. José Pignatelli
 “É verdade que na nossa prisão e na nossa tao longa viagem nunca faltaram sofrimentos muito duros para a natureza. Mas a bondade de Deus tem sabido suaviza-los sempre de modo que em todos se vê a mais perfeita tranquilidade e uma verdadeira alegria, que se lê, por assim dizer, no rosto dos nosso Padres e Irmãos; todos mostram sentimentos dignos de verdadeiros filhos de Santo Inácio, a quem nada causa desgosto quando se trata de seguir a vontade de Deus.